domingo, setembro 20, 2015

Após VEJA mostrar queda no Bolsa Família, governo altera dados oficiais

Veja online

Números no site da Caixa foram modificados depois da publicação de reportagem mostrando que o governo excluiu quase 800 000 famílias do seu principal programa social

(Leo Caldas/VEJA)
Os novos retirantes – 
Desde maio, o agricultor Osmar de Oliveira não recebe mais os 309 reais a que 
tinha direito pelo Bolsa Família. A moto estacionada na frente da casa,  ou 
o fato de sua mãe, que mora no mesmo terreno, receber aposentadoria do
 INSS, pode ter sido o motivo da suspensão do pagamento, desconfia ele. 
Agora, sem dinheiro para a carne e a gasolina, Oliveira estuda seguir a trilha
 que conterrâneos percorreram décadas atrás e deixar a mulher, Jailma, 
e os filhos, Beatriz e Ismael, para buscar emprego em São Paulo

O governo alterou dados oficiais, públicos, depois que uma reportagem de VEJA mostrou que quase 800 000 famílias perderam o Bolsa Família entre dezembro do ano passado e julho deste ano. Além disso, retirou do site do Ministério do Desenvolvimento Social o link para a consulta desses dados. O link só voltou ao ar depois de a revista ter questionado o motivo do sumiço.

Até a semana passada, uma página do site do Ministério do Desenvolvimento Social direcionava para o site da Caixa quem quisesse consultar o número oficial de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. O banco é o responsável por fazer o pagamento do benefício. No site da Caixa, os dados referentes a julho deste ano mostravam um total de 13 221 128 famílias beneficiadas - essa informação foi utilizada na reportagem de VEJA, que mostrou a queda nos beneficiários baseada na informação, também fornecida pelo ministério, de que eram 14 003 441 as famílias autorizadas a receber o dinheiro em dezembro.

Ontem, no entanto, o governo - que divulgou nota na segunda-feira contestando a reportagem de VEJA -- alterou os dados sem nenhuma explicação. Depois de ficar fora do ar por algumas horas, o site da Caixa voltou exibindo um número diferente de beneficiados em julho: 13 827 369 (veja abaixo as duas imagens do site, antes e depois da publicação da reportagem). Com esse novo dado, o número de famílias favorecidas pelo programa se mantém praticamente estável, em vez de diminuir.

(VEJA.com/VEJA) 
Caixa alterou dados do Bolsa Família em sua página na internet

Nenhum comentário: