domingo, novembro 08, 2015

Barragem se rompe em MG; Bombeiros buscam soterrados

Veja online
Com informações Reuters, Agência Brasil e Estadão Conteúdo

Coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual diz que situação é catastrófica; Três helicópteros seguiram para a região

(@dudubarbatti/Instagram) 
Barragem se rompe entre as cidades de Bento Rodrigues e 
Mariana, no estado de Minas Gerais - 05/11/2015 

Uma barreira da mineradora Samarco se rompeu na tarde desta quinta-feira, no distrito de Bento Rodrigues, entre Mariana e Ouro Preto, no interior de Minas Gerais. A lama se espalhou, arrastando carros e casas, e inundou a cidade. O Corpo de Bombeiros suspeita que há vítimas soterradas.

O promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, que está na região, disse que há pelo menos dez desaparecidos. Os dejetos atingiram parte do distrito de Bento Rodrigues. "A situação é catastrófica. Muito delicada", disse.

Três helicópteros dos Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil e agentes da Guarda Municipal e da Defesa Civil Municipal se dirigiram para o local. A cúpula do Ministério da Integração Nacional está reunida para avaliar a situação.

A barragem de rejeito - material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente - é uma estrutura para armazenar resíduos da unidade de Germano. Em nota, a empresa informou que "não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas". Diz o texto: "Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência".

A Samarco pediu para que os moradores de Bento Rodrigues evacuem o local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.

Ricardo Moraes/ Reuters 
Homem caminha em meio à lama após o rompimento das barragens


Ricardo Moraes/ Reuters 
Rejeitos da barragem invadem estrada em Mariana


Divulgação / Corpo de Bombeiros 
Barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu no distrito de 
Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana


Ricardo Moraes/ Reuters 
Área devastada pelo rompimento das barragens


Ricardo Moraes/ Reuters 
Rejeitos da barragem cobrem estrada em Mariana


Douglas Magno / AFP 
Lama que invadiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, 
Minas Gerais, após o rompimento de barragens

Nenhum comentário: