quarta-feira, dezembro 02, 2015

Pior desde... Veja alguns recordes negativos do PIB

O Globo 

Num cenário de recessão, resultado da economia no 3º tri é marcado por números ruins

Reprodução

RIO - Assim como aconteceu no primeiro e no segundo trimestres deste ano, a desaceleração da economia brasileira é evidenciada no resultado do PIB referente ao período de julho a setembro, divulgado nesta terça-feira pelo IBGE. Quase todas as taxas na comparação com o terceiro trimestre de 2014 mostram o pior desempenho desde o início da série histórica, em 1996.

PIB
A queda de 4,5% na atividade econômica frente ao terceiro trimestre de 2014 é a maior da série histórica iniciada em 1996. O recuo de 1,7% em relação ao período abril-junho também é o maior da série histórica para um terceiro trimestre.

FORMAÇÃO BRUTA DE CAPITAL (investimentos)
Queda de 15% em relação ao terceiro trimestre de 2014. O recuo nesse tipo de comparação também é o maior da série histórica.

CONSUMO DAS FAMÍLIAS
A queda de 4,5% é maior desde o início da série histórica na comparação com o terceiro trimestre do ano anterior.

SERVIÇOS
O recuo de 2,9% em relação frente ao segundo trimestre de 2014 é o maior nessa comparação desde o início da série do IBGE.

INDÚSTRIA
A queda de 6,7% da indústria frente ao terceiro trimestre de 2014 é a maior desde o segundo trimestre de 2009, em plena crise financeira internacional, que foi de 8%.

AGROPECUÁRIA
O recuo de 2% na agropecuária frente ao terceiro trimestre de 2014 é o maior desde o terceiro trimestre de 2013, quando a taxa havia ficado em -2,7%.






Nenhum comentário: