quarta-feira, dezembro 02, 2015

PRIVATARIA PETISTA: Petrobras põe campos em produção à venda, diz jornal

Karin Salomão
EXAME.com 

Ueslei Marcelino/ Reuters
Petrobras: entre 2015 e 2016, ela espera desinvestir
 15,1 bilhões de dólares, um terço do seu valor de mercado

São Paulo - Para atrair compradores, a Petrobras colocou à venda campos de petróleo que já estão em operação. A estatal não estava conseguindo vender ativos que ainda estavam na fase de exploração e precisa de caixa por conta de seu endividamento.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, ela está buscando compradores para as áreas de Golfinho, no ES, e Baúna, em Santos.

Entre os ativos que já estavam à venda, estão os de Carcará, Sagitário, Júpiter, Tartaruga Verde e Pão de Açúcar, segundo o jornal. A previsão era obter 4 bilhões de dólares por esses campos.

No entanto, essas áreas ainda estão em fase de exploração, o que significa que ainda seriam necessários muitos investimentos para que começassem a produzir, o que poderia ocorrer só em 2020. Por isso, havia dificuldade em encontrar compradores. 

Outros desinvestimentos da Petrobras podem ser sua participação na BR Distribuidora, a Transportadora Associada de Gás, usinas de geração térmica e a operação no Golfo do México.

A estatal afirmou que “a carteira de desinvestimento é dinâmica” e que “está continuamente analisando sua carteira de ativos e verificando as melhores oportunidades e condições de mercado para a execução desse plano”.

Entre 2015 e 2016, a empresa espera desinvestir 15,1 bilhões de dólares, cerca de um terço do seu valor de mercado. Em setembro, ela vendeu 49% da Gaspetro para a japonesa Mitsui, por 1,9 bilhão de reais. 

Nenhum comentário: