quinta-feira, maio 26, 2016

Mais uma narrativa (muito louca) sobre o impeachment

 Leandro Narloch  
Veja online

Sim, tem gente acreditando que o PMDB só apoiou o afastamento de Dilma para se livrar da Lava Jato

A revelação das conversas de Sergio Machado com Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney motivou uma nova narrativa sobre o impeachment. Muitos petistas agora acreditam numa história mais ou menos assim:

Apesar do excelente desempenho na economia, das ótimas taxas de desemprego, dos avanços sociais dos últimos três anos, da responsabilidade com as contas públicas, da confiança que o governo inspirou em investidores estrangeiros, da alta popularidade da presidente e do fato de não haver protestos populares em defesa do impeachment, o PMDB se voltou contra o governo Dilma unicamente porque acreditava que o impeachment estancaria a Operação Lava Jato, livrando diversos peemedebistas da investigação. Está portanto provado que o impeachment só serviu a motivos escusos.

Sei lá, me parece um pouco mais sensato acreditar que políticos nadam conforme a maré. Para os peemedebistas decidirem pelo impeachment e romperem uma década de aliança com o PT, diversos fatores pesaram: os protestos de rua (maiores da história), a baixa popularidade da presidente (menor da história), o constrangimento da nomeação de Lula para o ministério, a sensação de que Dilma estava levando o país rumo ao calote ou à hiperinflação, a falta de maioria no Congresso para aprovar reformas de ajuste fiscal.

Os crimes de responsabilidade, ignorados pelo PMDB até anteontem, serviram para afastar um governo obviamente sem condições de governar. Para alguns peemedebistas (Jucá), houve um fator adicional:  a crença de que o impeachment estancaria a Lava Jato. Outros (Renan) custaram a apoiar o processo por acreditar que manter o governo Dilma era a melhor forma de manter o alvo no PT, e não no PMDB.

É enorme a vontade das pessoas de esquerda de negar o fracasso do governo Dilma e tirar a legitimidade do impeachment. Dá para entender, portanto, por que se deixam contagiar por qualquer conto de fadas.

Nenhum comentário: