quarta-feira, junho 22, 2016

Entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Da redação
Veja online

(Think Stock/VEJA)
 O Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico, 
ao lado da Torre do Relógio Big Ben 

Na próxima quinta-feira, dia 23, os britânicos votarão em um referendo a saída ou a permanência do Reino Unido na União Europeia (EU). Mas, afinal, qual é a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

Inglaterra é o país que tem como capital a cidade de Londres, onde se localizam o Parlamento britânico e o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth II. Grã-Bretanha é o nome da maior ilha britânica, que abriga a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia.

O Reino Unido compreende os três países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte. O Reino Unido, cujo nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, foi criado em 1801, quando a Irlanda foi incorporada ao bloco - em 1922, a República da Irlanda sai da união, deixando apenas a parte norte da ilha no Reino Unido. Em setembro de 2014, os escoceses rejeitaram a independência do país em um plebiscito histórico.

Cada país tem autonomia para decidir questões internas, mas, com a união, o poder passou a ficar mais concentrado em Londres, onde o Parlamento centraliza as decisões sobre o Reino Unido e onde vive a chefe de Estado de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, a rainha Elizabeth II.

 (VEJA.com/VEJA)


Nenhum comentário: