domingo, junho 19, 2016

Rio-2016: PF aponta desvios de R$ 85 milhões em obras de complexo olímpico

Veja online
Com informações Agência Brasil

Consórcio formado pelas empreiteiras Queiroz Galvão e OAS teria falsificado documentos e contratado uma empresa "laranja" para simular gastos na construção do Complexo Esportivo Deodoro – Área Norte

Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação 
Obras do Complexo de Deodoro, no Rio de Janeiro, 
palco de algumas modalidades olímpicas na Rio-2016

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Bota-fora, que cumpre oito mandados de busca e apreensão na sede do Consórcio Complexo Deodoro, responsável pela construção de arenas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A ação da PF - em conjunto com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), o Ministério Público e a Receita Federal - tem como objetivo desarticular um esquema de desvios de recursos públicos de cerca de 85 milhões de reais, nas obras do Complexo Esportivo Deodoro - Área Norte, que faz parte da infraestrutura para a Rio-2016.

Segundo o comunicado do MTFC, antiga Controladoria-Geral da União (CGU), as irregularidades foram detectadas a partir de fiscalização realizada em meados de 2015, quando foram detectados "indícios de falsificação nos registros dos volumes de resíduos das obras de construção civil, que são transportados do local das obras e depositados em um local de despejo, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A partir da fiscalização, a controladoria havia constatado que os volumes de resíduos foram superfaturados pelo Consórcio Complexo Deodoro, formado pelas empreiteiras Queiroz Galvão e OAS, mediante falsificação dos documentos e da contratação de uma empresa que atuaria como "laranja" para simular o transporte e a disposição do material residuário das obras.

A obra de construção do Complexo Esportivo Deodoro - Área Norte tem orçamento de pouco mais de 600 milhões de reais. Modalidades como a canoagem slalom, ciclismo BMX, tiro, hipismo e hóquei sobre grama ocorrerão neste espaço durante o evento.

Nenhum comentário: