Almanaque cultural



**********



El Niño de 2015 deve se igualar ao mais forte já registrado

Exame.com
Com informações Agência Brasil

Reuters / NOAA 
Imagem mostra o aquecimento do oceano:
 no Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou
 que as variações climáticas registradas nas últimas semanas são resultado do El Niño

O El Niño registrado no período 2015/2016 deve se igualar ao de 1997/1998, o mais forte já identificado até o momento. O alerta é da agência espacial norte-americana (Nasa, na sigla em inglês).

O fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

A Nasa informou ainda que, neste ano, os impactos do El Niño em todo o mundo serão melhor observados do espaço do que em qualquer outro ano, por meio do uso de satélites e de superprocessadores de dados.

Saiba mais...



**********




O grande salto tecnológico que pode acabar com a sede no mundo

Padraig Beltonda 
BBC News

 Image copyright Getty Image caption 
Quase 2 bilhões de pessoas viverão com escassez 
de água na próxima década, segundo a ONU

Em tempos de escassez de água em diversos Estados do Brasil, a solução para o problema poderia ser óbvia: aproveitar a abundância da água do mar para o uso comum por meio da dessalinização.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contêm 97% da água do planeta.

Mas a energia necessária para esse processo era muito custosa e, com isso, inviabilizava o uso da água do mar para esses fins.

Saiba mais...



**********


Inmet coloca Centro-Oeste em alerta máximo para calor e seca

Exame.com
Victor Ribeiro, Agência Brasil

REUTERS / Ueslei Marcelino 
Seca em Goiás e Minas Gerais: alerta vermelho é o mais alto e 
representa risco extremo de incêndios florestais e à saúde da população

Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje (19) à tarde alerta vermelho para as regiões norte, leste e sul de Goiás, incluindo o Distrito Federal, metade sul de Tocantins, além do oeste, noroeste e norte de Minas Gerais.

Nesses locais, a umidade relativa do ar ficou abaixo de 12%.

O alerta vermelho é o mais alto e representa risco extremo de incêndios florestais e à saúde da população. Nos estados de Mato Grosso, Maranhão, Piauí, leste da Bahia e na região central de Minas, o alerta é laranja, com forte calor e a umidade variando entre 12% e 20%.

Saiba mais...



**********




Gases do efeito estufa são os mais altos em 800 mil anos

Exame.com
Rubén Darío García Leão, Agência EFE

Getty Images 
O efeito estufa sempre existiu, mas aumenta desde a revolução industrial

Santa Cruz de Tenerife - Os níveis dos gases do efeito estufa bem misturados mais importantes, que são dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), são os mais altos dos últimos 800 mil anos, disse à Agência Efe o físico Ángel Gómez, do Observatório Atmosférico de Izaña, em Tenerife.

O estudo dos níveis dos gases do efeito estufa, que começaram no Havaí nos anos 50, é realizado também em Tenerife desde 1984, e quanto aos dados relativos a antes dessa data, são conhecidos com o estudo das borbulhas de ar apanhadas no gelo da Antártida e da Groenlândia, explicou Gómez.

Saiba mais...



**********




El Niño provoca chuvas no Sul e calor em outras regiões


Exame.com
Ivan Richard, Agência Brasil

Wilson Dias/Agência Brasil 
Brasília: Na capital, a onda de calor
 fez com que os termômetros chegassem a 41ºC

Brasília - Enquanto moradores de cidades dos estados da Região Sul do país, especialmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sofrem com as fortes chuvas e tempestades de grazino, os habitantes das demais regiões buscam formas de se proteger do sol, enfrentar as altas temperaturas e a baixa umidade.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a “culpa” dessa variação climática no país é do El Niño, que este ano está mais intenso do que o normal.

Saiba mais...



**********



O que é o 5G e como ele vai mudar a sua vida

Victor Caputo
 EXAME.com 

AntonioGuillem 
Smartphone: rede 5G deve chegar apenas em 2020 com alta velocidade

São Paulo – A Ericsson anunciou que irá fazer testes com rede 5G no Brasil a partir de 2016. Mas o que exatamente é o 5G e como ele pode mudar a sua vida?

Apesar dos testes, a rede 5G ainda deve demorar um pouco para se tornar realidade—a previsão é que isso aconteça lá para 2020. O 4G, diga-se de passagem, chegou a pouco tempo no Brasil. Mesmo mundialmente, a tecnologia não é tão antiga assim.

Saiba mais...



**********



Trailer de "Star Wars: O Despertar da Força" é lançado

Exame.com
Com informações Agência EFE

Divulgação 
Cartaz do novo filme da saga Star Wars: a estreia do trailer, anunciado 
por Lucas Films, se produz após a apresentação do cartaz oficial do 
filme e o início da pré-venda dos ingressos

Madri - O trailer do Episódio VII de "Star Wars. O Despertar da Força", dirigido por J.J. Abrams, que terá estreia mundial em 18 de dezembro, foi lançado nesta terça-feira.

A Disney desvelou o trailer da saga intergaláctica na emissora esportiva "ESPN", durante o intervalo de um jogo de futebol americano, e, assim como no cartaz oficial do filme, Luke Skywalker não aparece.

Saiba mais...



**********



YouTube quer que você pague para ver seus novos vídeos

Marina Demartini
EXAME.com 

Tristan Fewings/Getty Images 
YouTube: o serviço pago custará, provavelmente, 10 dólares por mês

São Paulo – O YouTube deve anunciar nesta quarta-feira (21) um serviço exclusivo de vídeos disponível apenas para assinantes pagos, de acordo com o site Recode. O preço da assinatura seria de dez dólares mensais, segundo o site  The Verge.

Quem pagar pelo serviço poderá assistir a vídeos sem propaganda e em modo offline – algo parecido ao que o Spotify já oferece para seus usuários com conta premium. Os assinantes também serão capazes de assistir vídeos que foram “escondidos” por seus criadores.

Saiba mais...



**********



11 fatos científicos que parecem mais ficção

Exame.com
Eliza Sankar Gorton, Brasil Post


Curiosidades científicas

Hoje em dia é difícil distinguir a ciência da ficção científica — estamos fazendo jardinagem no espaço, os carros estão andando sozinhos e capas invisíveis são reais (pelo menos, no nível molecular).

Se você tem tido problemas em diferenciar fatos do que é ficção, pode ser que não goste do que vai ler.

Saiba mais...



**********



Nike imita filme e cria tênis que se amarram sozinhos

Lucas Agrela
EXAME.com 

Divulgação/Nike 
Nike Air Mags: tênis têm cadarços automáticos

São Paulo – Inspirada no filme De Volta Para o Futuro parte II (1989), a Nike anunciou nesta semana a criação dos tênis que se amarram sozinhos, como os que o protagonista Marty McFly (Michael J. Fox) usa ao chegar a 2015 – futuro à época.

Chamados Air Mags, os calçados tem o mesmo visual do visto na obra de Robert Zemeckis e irão a leilão em 2016 para arrecadar fundos para a Fundação Michael J. Fox, que busca avanços científicos no tratamento do Mal de Parkinson.

Sobre o funcionamento da tecnologia dos Air Mags, a Nike falou muito pouco. A empresa informou que utiliza "um sistema individualmente responsivo que percebe o movimento do usuário para oferecer conforto adaptativo sob demanda. Mas essa é só a primeira interação".

Em 2011, a Nike lançou uma campanha com Christopher Lloyd em que apresentou os Air Mags, mas eles ainda não tinham os cadarços automáticos. Eles foram vendidos em quantidade limitada.

A fundação informou que pretende arrecadar mais com os novos Airs Mags do que em 2011, quando obteve 9,4 milhões de dólares. A expectativa é que esse dinheiro contribua para eliminar o Mal de Parkinson.

Confira abaixo um trecho do programa de TV Jimmy Kimmel Live, em que Michael J. Fox demonstrou os tênis high tech inspirados em De Volta Para o Futuro parte II.





Saiba mais...



**********



Engenheiro cria martelo de Thor que apenas ele pode levantar

Marina Demartini
EXAME.com 

Facebook/Marvel 
Mjolnir: a réplica do martelo de Thor é pesada devido ao eletromagnetismo

São Paulo – O engenheiro elétrico Allen Pan recriou o objeto mais desejado pelos fãs de quadrinhos e filmes do personagem Thor: o martelo Mjolnir. Na mitologia nórdica, o objeto é tão pesado que apenas Thor, com sua força descomunal e seu cinto (megingjard), consegue movê-lo.

Para ter o mesmo poder do deus do trovão, Pan construiu e programou o martelo para responder apenas ao toque de seu criador. Como? Usando sensores de impressão digital e o eletromagnetismo.

Saiba mais...



**********



Veja o material mais leve do mundo, formado por 99,99% de ar

Marina Demartini
EXAME.com 

Divulgação/Boeing 
Super leve: o metal é 100 vezes mais leve que o isopor

São Paulo – A Boeing publicou um vídeo em que mostra um material criado pela empresa, o microlattice. Feito a partir do metal, ele é 100 vezes mais leve do que o isopor e 99,99% de sua composição é ar.

“É uma estrutura 3D de polímero de células abertas, podendo ser comparado à estrutura de um osso”, explica Sophia Yang, cientista do laboratório HRL (uma joint venture da Boeing), no vídeo (que está disponível no final deste texto).


Saiba mais...



**********



Ciência descobre por quanto tempo permanecemos conscientes após a morte

History Brasil



Uma equipe de cientistas da Universidade de Southampton afirma ter descoberto por quanto tempo continua funcionando a consciência humana após a morte clínica.

Trata-se de um estudo realizado em grande escala, no qual participaram mais de 2 mil pessoas que já atravessaram a instância da morte clínica. Os resultados indicam que mais de 40% dos entrevistados estiveram conscientes durante todo o tempo em que estavam supostamente mortas.

Saiba mais...



**********




13 perguntas sobre o cérebro que a ciência já respondeu

Saulo Pereira Guimarães 
EXAME.com 

Artem Chernyshevych / SXC

São Paulo - O que é o cérebro? O que ele faz? Qual é sua aparência e quando ele começa a surgir? A ciência já tem respostas para essa e outras perguntas. Sobre o tema, EXAME.com conversou com Luís Otávio Sales Ferreira Caboclo, médico ligado à Academia Brasileira de Neurologia. Veja o que ele revelou sobre o órgão.

Saiba mais...



**********





5 questões 'simples' que a ciência ainda não explicou

Discovery

1 | 5 - Como o magnetismo funciona?

Crédito da imagem: Clatre Cordler/Getty Images 

O magnetismo é bastante conhecido por nós e você provavelmente já o estudou na escola, mas ele ainda é um mistério para a ciência de muitas maneiras. Não temos uma explicação razoável, por exemplo, por que partículas carregadas com eletricidade criam um campo magnético forte o suficiente para afastar coisas fisicamente delas? Ou então, quando o fazem, por que exatamente elas se alinham em dois polos, norte e sul? A questão é tão complicada que o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) tem um laboratório inteiro dedicado a pesquisar o magnetismo. Nós sabemos que ele existe e temos uma boa ideia do que ocorre, o suficiente para usarmos isso em nosso benefício. Mas o fato é que o fenômeno ainda não é totalmente compreendido por nós.

Saiba mais...



**********



Descobertas arqueológicas apontam civilizações pré-históricas com tecnologia de ponta como a nossa

History Brasil



Incríveis descobertas arqueológicas indicariam que há milhares, ou até milhões de anos, existiram em nosso planeta civilizações com uma tecnologia tão avançada quanto a nossa. Será que as invenções da sociedade moderna foram, na verdade, reinvenções?

Em 1938, nos arredores de Bagdá, no Iraque, o arqueólogo Wilhelm Konig encontrou barras de ferro datadas de 2 mil anos e capazes de gerar energia elétrica. A potência dessas “baterias” antigas era de mais de um volt, mesmo valor proporcionado por uma pilha alcalina.

Saiba mais...



**********



Conheça os incríveis cadáveres que não se decompõem


History Brasil

Crédito da Imagem: Andrea Izzotti - Shuttersock.com


Em março de 2014, uma equipe de arqueólogos descobriu, enquanto realizava escavações no Convento dos Jacobinos, em Rennes, na França, os restos de Louise de Quengo, um corpo de 1,45 metro e 359 anos de idade perfeitamente conservado, com pele, músculos e até órgãos intactos. Embora pareça estranho, não é o primeiro caso de um cadáver encontrado em estado de conservação extraordinário. Apesar de alguns considerarem essa mumificação natural como um milagre, a ciência tem sua explicação para esse fenômeno.

Saiba  mais...



**********



Projeto ALMA: aurora cósmica

Yudhijit Bhattacharjee
National Geographic

Para flagrar o nascimento de uma estrela, é preciso dispor de um poderoso complexo de telescópios

Os raios do sol poente cintilam nas antenas que fazem parte
 da grande matriz de milímetro/submilímetro, o telescópio
 alma, no alto do deserto do Atacama no Chile.

Em uma manhã de maio, duas caminhonetes cruzam a sossegada cidadezinha chilena de San Pedro, nodeserto de Atacama, e entram por uma estrada de terra que sobe pela encosta da montanha. O ano é 1994, e cinco sujeitos nas caminhonetes estão empenhados em uma busca peculiar achar o local mais alto, mais seco e mais nivelado do planeta. Orientando-se com um mapa emprestado pelos militares chilenos a um deles, o astrônomo Hernán Quintana, também chileno, os cinco estão atrás de um caminho que os leve ao topo do planalto de Chajnantor – a uma altitude de 5 mil metros, quase equivalente às dos acampamentos-base usados pelos montanhistas que escalam o monte Everest.

Saiba mais...



**********



Peste negra deixou marca no genoma humano, diz estudo

Veja online

Descendentes dos povos que enfrentaram a epidemia possuem genes que reagem com mais intensidade à bactéria causadora da doença

(Reprodução/VEJA) 
Pesquisadores identificaram um grupo de três genes ligados ao sistema
 imunológico que aumenta a resposta à bactéria causadora da peste bubônica

Cientistas descobriram que a peste negra - como ficou conhecida a epidemia de peste bubônica que causou milhões de mortes na Europa no século XIV - deixou uma marca no genoma humano. A conclusão é de um estudo realizado por uma equipe internacional de pesquisadores e publicado nesta segunda-feira no periódico Pnas.

Ao longo do tempo, o sistema imunológico humano evoluiu em resposta a doenças infecciosas. Algumas "versões" dos nossos genes ajudam a combater infecções melhor do que outras, e as pessoas que as possuem têm mais chances de sobreviver e se reproduzir - transmitindo esses genes para gerações futuras - do que as demais, em um processo denominado seleção positiva.


Saiba mais...



**********



Peste negra é mais antiga do que se pensava


Deutsche Welle

Estudo aponta que bactéria causadora da doença já circulava pelo menos 3 mil anos antes do que havia sido documentado até o momento. Descoberta pode abrir novas possibilidades de estudar evolução de doenças.


Yersinia pestis, bactéria causadora da peste

A peste aflige a humanidade há ao menos 3 mil anos mais do que se acreditava até o momento. Os patógenos já existiam na Idade do Bronze, há cerca de 5 mil anos – bem antes das epidemias documentadas na história, aponta um estudo divulgado nesta quinta-feira (22/10).

A descoberta foi feita por uma equipe internacional de pesquisadores liderados por Eske Willerslev, da Universidade de Copenhague, e publicada na revista científica Cell.

Saiba mais...



**********



Cientistas podem ter encontrado megaestrutura alienígena

Marina Demartini
EXAME.com 

Thinkstock 
Alienígenas: eles podem estar retirando energia de uma estrela

São Paulo – Em uma estrela muito, muito distante da Terra (mais precisamente a 1.480 anos-luz), “caçadores de planetas” podem ter descoberto uma estrutura alienígena no espaço. Essa história poderia até parecer um roteiro da trilogia Star Wars, se não fosse real.

O telescópio espacial Kepler da Nasa localizou em 2009 uma estrela entre as constelações de Cisne e Lira da Via Láctea, a KIC 8462852. Ela era estudada como qualquer outra das 150 mil estrelas encontradas pelos pesquisadores do “Caçadores de Planetas” – programa que examinou os padrões de luz emitidos por astros.

Saiba mais...



**********



Saiba qual era o livro que Hitler queria para dominar o mundo
History Brasil


Existe um testamento do rei Salomão que, segundo a tradição, teria chegado até os dias de hoje através de uma sucessão de rabinos. Trata-se de um poderoso feitiço do qual Hitler foi atrás a todo custo.

De acordo com a crença, entre muitas outras virtudes, Salomão tinha um conhecimento profundo sobre as ciências espirituais mais elevadas. Através de seu filho, Roboam, e, mais tarde, por intermédio de uma sucessão de importantes rabinos, seu legado alcançou nossos dias sob o nome de “Clavículas de Salomão” ou “A Chave de Salomão”.

Saiba mais...



**********





Aos cem anos, teoria da relatividade continua atual

Exame.com
Jean-Louis Santini, Agência AFP

Arquivos/AFP 
Albert Einstein, em 1921: todos os experimentos realizados
 para verificação conseguem comprová-la

Washington - A teoria da relatividade geral de Albert Einstein, que transformou nossa compreensão do universo e seus fenômenos, comemora seu centenário este ano sem ter perdido vigor.

Todos os experimentos realizados para verificação conseguem comprová-la.

"Einstein mudou nossa percepção das coisas mais fundamentais, que são o espaço e o tempo, e nos abriu os olhos ao cosmos e alguns de seus objetos mais interessantes, como os buracos negros", explicou à AFP David Kaiser, professor de física e de história da ciência do famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Saiba mais...


**********



Por que as formigas desapareceram de região no sul da Argentina

Laura Plitt
BBC Mundo


 Image copyright Amy Austin Image caption
O estudo mostra que o reflorestamento pode ter grandes consequências
 em um ecossistema e que precisa ser analisado com cautela

Um dos inúmeros benefícios que as árvores prestam à humanidade é o de absorver parte do dióxido de carbono da atmosfera.

E, com a ameaça do aquecimento global causado pelo homem com a emissão em grandes quantidades de gases do efeito estufa, plantar árvores parece ser a "estratégia perfeita": mais árvores significam mais absorção de CO2 que, por sua vez, geram menos aquecimento.

Mas alguns pesquisadores alertam para a importância de se observar o ecossistema de cada região antes de optar pelo plantio desenfreado de árvores. Em uma região da Patagônia, no Sul da Argentina, por exemplo, as formigas desapareceram justamente por causa de um desequilíbrio no sistema causado pelo florestamento (plantio de árvores em região em que não havia floresta).

Saiba mais...



**********



O incrível caso dos ninhos azuis

Zé Edu Camargo 
National Geographic

Foto: Zé Edu Camargo 
Japu começando a construção do ninho no manguezal

O japu (também conhecido como guaxo em algumas regiões) é uma ave comum em muitos estados do Brasil, com exceção de uma parte do Nordeste e do Sul. Da família dos xexéus e iraúnas (a Icteridae) ele é um engenhoso construtor e um bicho sociável. Os japus costumam eleger uma mesma árvore para formar a “colônia” de ninhos, que ficam pendurados como brincos nos galhos mais expostos – concentrados, eles têm proteção mútua contra predadores. O ninho é normalmente feito com fibras naturais entrelaçadas de maneira engenhosa, formando uma espécie de bolsa, com entrada por cima.

Saiba mais...



**********



Crocodilos dormem com um olho aberto em alerta, mostra estudo

Jonathan Webb
Repórter de Ciência da BBC News

Image copyright Alamy Image caption 
Pela dificuldade de manusear os crocodilos, 
o estudo trabalhou com animais jovens, de até 50 cm

Crocodilos podem dormir com um olho aberto, afirma um novo estudo realizado na Austrália.

Com isso, eles entram na lista de animais com essa habilidade, que inclui pássaros, golfinhos e outros répteis.

Em artigo na publicação especializada Journal of Experimental Biology, os pesquisadores afirmam que os crocodilos provavelmente dormem com um hemisfério cerebral por vez, deixando a outra metade do cérebro ativo e em vigilância.

Saiba mais...



**********




Cães de estimação surgiram no Nepal e Mongólia, diz estudo

Exame.com
Com informações Agência AFP 

Felix Kaestle/AFP 
Cachorros em carro: "cachorros domésticos devem ter surgido 
na Ásia Central e depois se espalharam para o leste asiático e além"

Miami - Os cachorros podem ter se tornado os melhores amigos do homem na Ásia Central, especificamente no que hoje é o Nepal e a Mongólia - informaram pesquisadores nesta segunda-feira.
Os cães evoluíram a partir de lobos cinzentos euro-asiáticos há pelo menos 15.000 anos, mas onde e como eles fizeram o salto histórico entre andar em matilhas para ficarem sentados ao lado de mestres humanos tem sido uma questão de debate.

Saiba mais...



***********



Uma Bíblia escrita por Lúcifer?

History Brasil


O Codex Gigas é uma enorme Bíblia medieval, cuja autoria é um verdadeiro enigma para os especialistas, e, segundo diz a lenda, teria sido escrito pelo próprio Lúcifer, o anjo caído. Mas, além dos mitos, o Codex Gigas tem suas características impactantes, entre elas o seu tamanho de 92 x 50,5 x 22 cm, seu peso de 74 kg – o que significa que, para manipulá-lo, são necessárias, pelo menos, duas pessoas – e o diabo gigante que aparece desenhado em seu interior.

Saiba mais...



**********



Os templos do sexo (explícito) na Índia

Da redação
Veja online

O país machista que criminaliza a homossexualidade possui milhares de esculturas eróticas milenares que podem constranger visitantes desavisados

(Foto: iStockphoto/Getty Images)
Detalhe de escultura no complexo de grutas de Ellora que abriga 
templos budistas, hinduístas e jainistas, no estado de Maharashtra, na Índia 

A Índia é um país de contradições. O crescimento econômico deve superar o da China neste ano, mas 200 milhões de indianos - em uma população de 1,2 bilhão de habitantes - vivem em situação de extrema pobreza. As estatísticas atuais revelam que, na terra da espiritualidade, uma mulher é estuprada a cada 25 minutos. Apenas 2% das pessoas possuem carro, mas quem nunca se assustou com imagens do caos do trânsito nas grandes cidades do país?

Saiba mais...



**********




Vida na Terra pode ter surgido há 4,1 bilhões de anos

Exame.com.
Com informações Agência Reuters

NASA/Wikicommons
Terra:cientistas têm usado o registro de fósseis para concluir que 
a história da vida na Terra teria começado há cerca de 3,8 bilhões
 de anos na forma de criaturas de uma só célula

Um antigo cristal de zircão descoberto no oeste da Austrália pode conter evidência de que a vida apareceu no planeta Terra há 4,1 bilhões de anos, ou cerca de 300 milhões de anos mais cedo do que se pensava, segundo uma equipe de pesquisadores norte-americanos.

Saiba mais...



**********




Estrela misteriosa intriga cientistas. Seria vida extraterrestre?

Da redação
Veja  online 

Astrônomos não entendem o que acontece com a KIC 8462852, estrela a 1.500 anos-luz da Terra, e consideram a construção de uma imensa estrutura por alienígenas

(Divulgação/Nasa)
A KIC 8462852, localizada entre as constelações de Cisne (foto)
 e Lira brilha de maneira aleatória e inexplicável 

Uma estrela misteriosa, entre as constelações de Cisne e Lira, a 1.500 anos-luz da Terra (cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros), está agitando astrônomos em todo o mundo. Seu brilho exibe padrões tão incomuns que, entre todas explicações científicas levantadas, a mais plausível parece ser uma incrível estrutura construída por alienígenas. Quem deu início à excêntrica hipótese - levada a sério pelos cientistas - é uma equipe de pesquisadores liderados por Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e pelo astrônomo americano Jason Wright, da Universidade Penn State.


Saiba mais...



**********



Dinheiro traz felicidade? Não, diz Nobel de Economia

Patrick Cruz
Veja online

Estudo publicado em 2010 por Angus Deaton, professor de Princeton vencedor do Nobel deste ano, fez correlação entre renda e índices de satisfação pessoal

 (Dominick Reuter/Reuters)
 O economista Angus Deaton durante coletiva de imprensa realizada 
nesta segunda-feira, após o anúncio de seu nome como vencedor do 
Prêmio Nobel de Economia 2015

Dinheiro traz felicidade? A pergunta, combustível para algazarrentas conversas de mesa de bar, também tem sido objeto de estudos de alguns dos cérebros mais brilhantes do mundo. O professor Angus Deaton, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, anunciado nesta segunda-feira como vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2015, é uma das mentes que já se dedicaram à questão. A conclusão do professor: dinheiro não necessariamente traz felicidade - mas a falta dele pode acentuar a angústia de quem já não anda muito animado.

Deaton escreveu sobre o tema em 2010, em parceria com Daniel Kahneman - também ele vencedor do Nobel de Economia, em 2002. No estudo publicado pela dupla, eles fizeram a correlação entre o nível de renda de diferentes estratos da população americana e uma série respostas sobre satisfação pessoal e bem-estar emocional colhidas entre 2008 e 2009 pelo Instituto Gallup. Ao longo desses dois anos, o instituto ouviu diariamente um grupo de mais de mil pessoas que moram nos Estados Unidos. Ao fim do levantamento, havia mais de 450 000 respostas para ser dissecadas.

Saiba mais...




**********




Robôs vão substituir maioria das profissões, diz professor


Exame.com
Rafael Carvalho, Site Na prática


Robô: não são só os trabalhos braçais, mecânicos e
 técnicos serão substituídos por máquinas, diz professor

 “O seu emprego pode não existir amanhã”. É assim que o jornalista David Baker começa sua palestra sobre o futuro do mercado de trabalho, realizada no dia 8 de outubro de 2015 em São Paulo a partir de uma parceria da The School of Life,Insper e Na Prática.

Cofundador da revista de inovação tecnológica Wired e professor senior da The School of Life, ele tem pesquisado as relações entre tecnologia e mercado de trabalho, e acredita que em breve robôs vão substituir grande parte das carreiras que conhecemos hoje.

Saiba mais...




**********




Punir abusos — e só os abusos: um desafio para o Facebook


 Jadyr Pavão Júnior
Veja online

"Nem sempre é possível compreender o contexto de uma postagem", diz Monika Bickert, chefe do time que pode remover conteúdos do serviço

(Dado Ruvic/Reuters) 
Símbolo Facebook 

Pouca gente chia quando o Facebook retira do ar posts com decapitações promovidas pelo Estado Islâmico ou sexo explícito. A gritaria começa quando a rede remove conteúdos que não chegam aos extremos. É o caso de uma publicação feita pelo Ministério da Cultura em abril que mostrava uma indígena brasileira como ela sempre esteve - nua (a rede apagou o conteúdo e depois voltou atrás) - e também um post do jornal Folha de S. Paulo de 2013 que ilustrava uma reportagem sobre um beijaço gay, também com seios à mostra. Nada de seios à mostra decidiu o Facebook.

O procedimento do Facebook é regido pelos chamados Padrões de Comunidade (vale a pena visitar a página), que por sua vez são regidos pela americana Monika Bickert, que esteve no Brasil na semana passada para ouvir e ser ouvida acerca do tema em um encontro com jornalistas. Ela resume desta forma a tarefa, que também diz muito sobre as controvérsias ocorridas: "É um trabalho interessante, mas desafiador."

Saiba mais...




**********




Este pendrive pode destruir seu computador em segundos

Victor Caputo
EXAME.com 

Reprodução/Dark Purple 
Pendrive: com descarga de 220 volts, computador pode ser destruído

São Paulo – Um pesquisador de segurança virtual criou um aparelho similar a um pendrive capaz de destruir um computador em poucos segundos. Ele não faz isso usando um vírus ou qualquer tipo de malware, mas usando uma carga de energia que pode fritar o equipamento.

Depois de conectado a um computador ou notebook, o pequeno aparelho é capaz de enviar uma descarga de 220 volts. Com isso, componentes internos de um gadget podem ser destruídos.

Saiba mais...




**********




Painel da Samsung com tecnologia OLED cria realidade virtual

Exame.com
Giovanna Rossin, INFO Online 

Divulgação/Samsung 

O novo monitor transparente da Samsung 
poderá fazer maravilhas para a publicidade

São Paulo - Durante uma feira de exposições em Hong Kong, a Samsungapresentou um par de telas de 55 polegadas com tecnologia OLED (ou “LED orgânico”), uma transparente e outra espelhada, que podem ser usados em experiências de realidade virtual.

Segundo a marca, a combinação dos monitores OLED – a primeira desse tipo –fornece “uma plataforma de visualização digital para fazer a experiência de compra do consumidor visualmente mais atraente”.

Saiba mais...




**********



Você poderá interagir com hologramas em um futuro próximo
Marina Demartini
 EXAME.com

Divulgação/Digital Nature Group 
Holograma de fada: é possível tocar na figura, 
pois ela foi criada a partir de lasers de femtossegundos

São Paulo – “Me ajude Obi-Wan Kenobi. Você é a minha única esperança”. Quem é fã de Star Wars lembra muito bem dessa frase dita pelo holograma da Princesa Leia no “Episódio IV” da série. E se fosse possível tocar e interagir com essas imagens?

Pesquisadores japoneses do Digital Nature Group descobriram uma maneira desse sonho se tornar realidade. Diferentemente do holodeck fictício em Star Trek, que usou campos de força para criar uma sensação de toque, os estudiosos usaram um método diferente. Eles renderizaram gráficos em 3D usando lasers de femtossegundos.

Saiba mais...




**********




Pesquisa desvenda origem e diversidade de frutas cítricas

Exame.com
Maria Guimarães, Agência FAPESP

Getty Images 
Frutas cítricas: pesquisadores cruzaram variedades diferentes
 em busca, principalmente, de resistência a doenças

São Paulo – Quem está acostumado a consumir laranjas, tangerinas e limões à venda nos supermercados pode ter uma surpresa prazerosa no Centro de Citricultura Sylvio Moreira em Cordeirópolis, no interior paulista.

Entre pequenas árvores mantidas em estufas e um enorme pomar com plantas adultas, ali está uma coleção com mais de 1.700 tipos de frutas cítricas. Entre elas, quase 700 variedades de laranjas doces – aquelas adequadas para consumo em sucos ou in natura – e quase 300 de tangerinas.

Saiba mais...




**********




Tecnologia em coleiras e copos são atrações em feira

Exame.com
 Com informações Agência AFP

AFP / Philippe Lopez 
Aplicativo na coleira de cachorro:
a popularização dos smartphones e tablets criou 
uma indústria de produtos que usam aplicativos

De coleira que serve como smartphone com câmera de selfie para mascotes a uma espécie de "smartcopo" ("smart-cup"), que conta calorias, a Feira de Eletrônicos de Hong Kong mostra todo tipo de invenções que usam a tecnologia.

A popularização dos smartphones e tablets criou uma indústria de produtos que usam aplicativos. O interesse dos consumidores por saúde e bem-estar contribuiu para essa tendência.

Saiba mais...




**********




Após 500 anos, governo britânico vende sua última parte na Royal Mail


Veja online
Com informações Agência AFP

Privatização da empresa de serviços postais é a mais importante desde a era da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher

(Fox Photos/Getty Images)
 Veículo da Royal Mail, em 1929: 
empresa foi criada pelo rei Henrique VIII

O governo britânico começou nesta segunda-feira o processo para vender a última fatia que ainda detém da Royal Mail, empresa de serviços postais criada há 500 anos pelo rei Henrique VIII. A fatia remanescente do governo é de 14,1%.

As ações da Royal Mail fecharam nesta segunda-feira negociadas por 472,2 centavos de libras. Com a venda de 140 milhões de ações anunciada nesta segunda-feira, o Estado pode ganhar 660 milhões de libras (o equivalente a 3,8 bilhões de reais).

Saiba mais...




**********




Saiba qual é 'mágica' por trás de uma autêntica capa da invisibilidade

Veja online

O fenômeno acontece quando o material consegue "confundir" a luz e refleti-la em apenas uma direção, o que torna os objetos imperceptíveis ao olho humano

(Xiang Zhang group/Berkeley Lab/UC Berkeley/Divulgação)
 Ilustração que simula o manto da invisibilidade criada pelos cientistas
 da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. 
O estudo ganhou a capa da revista 'Science' desta quinta-feira (18) 

A capa da edição da prestigiada revista Science dessa semana trouxe um artigo que revela como cinco físicos americanos conseguiram criar uma microscópica, mas verdadeira, capa da invisibilidade. Após dez anos de pesquisas, o time comandado por Xiang Zhang, pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, conseguiu ocultar sob um manto ultrafino (cerca de 1.000 vezes mais fino que um fio de cabelo) objetos do tamanho de células. De acordo com os autores do estudo, esse é apenas o início: em um futuro próximo, o material poderá ter dimensões bem maiores. O princípio, segundo Zhang, poderia funcionar para ocultar objetos bem maiores - uma pessoa, talvez, como o bruxo Harry Potter que fica camuflado sob uma capa da invisibilidade nos filmes da ficção.

Saiba mais...



**********




Estas imagens expõem diferenças no cérebro do homem e mulher

Exame.com
Carolyn Gregoire, Brasil Post

Matt Cardy/Getty Images 
Pesquisa mostra uma maior reação emocional por parte das mulheres
 como explicação para as diferenças de gênero com doenças mentais

Nós sabemos que as mulheres superam os homens no diagnóstico de doenças mentais – elas têm duas vezes mais depressão e transtornos de ansiedade – mas as razões para isso não são tão claras.

Uma nova pesquisa da Universidade de Montreal, publicada na Revista Psychoneuroendocrinology, aponta para uma maior reação emocional por parte das mulheres como possível explicação para as diferenças de gênero com doenças mentais.

Saiba mais...




**********




De acordo com a ciência, as formigas são “preguiçosas”


Da redação
Veja online

Estudo feito por cientistas americanos revelou que no formigueiro da espécie 'Temnothorax rugatulus' apenas 2,6% dos insetos trabalham duro para manter o bem-estar da colônia, enquanto 71,9% passa mais da metade do dia sem fazer nada

(Daniel Charbonneau/Divulgação)
 A pesquisa revelou a existência de uma “classe” de formigas “
especializada em ficar sem trabalhar”, correspondente a 25,1% dos insetos.

Uma das fábulas mais conhecidas em todo o mundo é a da formiga e da cigarra. Na história, enquanto a formiga passa incansáveis horas trabalhando para guardar comida para o inverno, a cigarra fica cantando e dançando. Graças a essa narrativa da cultura popular, a formiga ganhou a fama de trabalhadora incansável. Mas, de acordo com a ciência, é preciso rever essa ideia. Um estudo feito por uma equipe de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, com formigas da espécie Temnothorax rugatulus mostrou que apenas 2,6% dos indivíduos do formigueiro trabalham o tempo todo, enquanto um quinto delas não trabalha. A maior parte das formigas, 71,9%, passa mais da metade do dia sem fazer nada.

Saiba mais...




**********




18 Maravilhas criadas pelo homem


Discovery


Stonehenge 

Crédito da imagem: Wikipedia Commons

O monumento Stonehenge, localizado na Inglaterra, foi construído entre 2500 e 2000 a.C.. Sua função original permanece desconhecida, mas os arqueólogos acreditam que pode ter sido um observatório ou templo religioso sagrado. Evidências recentes sugerem que Stonehenge pode até ter abrigado um cemitério em seus primórdios. Atualmente, centenas de pessoas visitam o local para apreciar o nascer do sol e celebrar o solstício de verão.

Saiba mais...



**********




Nasa: conheça o ‘buraco’ no Sol que deu origem a auroras boreais


Veja online

A imagem, capturada neste sábado (10), mostra uma mancha escura, localizada na corona, camada mais externa do Sol

(NASA/Reprodução) 
Em imagem divulgada pela Nasa nesta quarta-feira (14), 
buraco coronal (região escura) é visto no Sol

Um "buraco" no Sol, que provocou diversas auroras boreais foi revelado pela Nasa nesta quarta-feira (14). De acordo com a agência espacial americana, a parte escura da foto, capturada pelas lentes do Observatório de Dinâmica Solar da Nasa no último sábado (10), é uma região do Sol em que o campo magnético se estende para o espaço em vez de ficar "fechado" na superfície solar.

Saiba mais...




**********




Esforço global de pesquisa tenta desvendar mistério das 'partículas fantasmas'


Paul Rincon
Editor de Ciência da BBC News

 Image copyright ESO Image caption 
Estudo deverá observar os neutrinos de uma supernova
 na galáxia - se pesquisadores tiverem sorte

Uma colaboração global terá como objetivo desvendar os mistérios dos neutrinos, as chamadas "partículas fantasmas".

O estudo tentará flagrar partículas de neutrinos que fluem a partir de uma supernova, uma estrela de explosão. Tais eventos ocorrem aproximadamente a cada 30 anos, mas os fluxos de neutrinos que são produzidos ainda não foram detalhadamente estudados.

Neutrinos são a segunda partícula mais abundante do Universo, atrás apenas dos fótons de luz. Mas eles também são uma fonte de intriga para físicos que estudam partículas.

Saiba mais...




**********




Como a ciência moderna endossa a sabedoria milenar da Índia


Exame.com
Carolyn Gregoire, Brasil Post

Encontro entre ciência ocidental e espiritualidade oriental


São Paulo - A adesão do Ocidente à filosofia e ao misticismo orientais tem uma história longa, abrangendo os escritos de Henry David Thoreau, “o primeiro iogue americano”, a famosa peregrinação que os Beatles fizeram à Índia em 1968 e o interesse científico atual por práticas contemplativas antigas como a meditação e a ioga.

A disseminação de ideias e práticas indianas moldou a visão da espiritualidade que temos no Ocidente. Mas as ideias indianas milenares também exercem influência em áreas mais improváveis: ciência, medicina e psicoterapia modernas.

À medida que cresce o interesse científico pela experiência interior do indivíduo, parece que estamos assistindo a um encontro de mentes entre a ciência ocidental e a espiritualidade oriental.

Saiba mais...




***********




Homem causa extinção de 322 animais em 500 anos


Por Jennifer Viegas
Animal Planet

Estudo indica que atividade humana provocou a extinção de 322 animais nos últimos 500 anos.

 Thinkstock


Segundo artigo publicado em uma edição especial da revista Science, nossa espécie provocou a extinção de 322 animais ao longo dos últimos 500 anos, sendo dois terços nos últimos dois séculos.

Muitos animais ainda correm o risco de desaparecer, e o ritmo de extinção de anfíbios e invertebrados preocupa os especialistas. O segundo grupo foi reduzido quase à metade, enquanto a população humana dobrou nos últimos 35 anos.

Saiba mais...




**********




Veja como Plutão se transformou ao longo dos anos


Veja online

Gif divulgado pela Nasa revela a evolução do conhecimento sobre o planeta anão nas últimas oito décadas

(NASA/JHUAPL/SWRI/Reprodução)
 Imagem enviada pela New Horizons mostra detalhes de Plutão 

Um dia após a sonda New Horizons fazer uma aproximação histórica em Plutão, na última terça-feira, a Nasa divulgou uma montagem com as melhores imagens do planeta anão. O gif mostra a evolução das fotos, desde a primeira, que revelou a existência do corpo celeste em 1930 ao astrônomo Clyde Tombaugh, até as últimas, feitas pela New Horizons.

A maior parte das fotografias de Plutão foram feitas pelo telescópio Hubble, ao longo das duas últimas décadas. A sequência, que termina com as imagens mais recentes, divulgadas na última quarta-feira (15), demonstra a evolução do conhecimento sobre o corpo celeste.

Saiba mais...




**********




A ciência de Plutão: confira os 8 principais achados da missão New Horizons


Veja online

Revista 'Science' traz primeiros resultados científicos do sobrevoo histórico feito pela sonda da Nasa, em julho. O planeta-anão tem o relevo mais complexo do Sistema Solar, atividade geológica recente, gelo feito d'água e céu azul

(Foto: NASA/JHUAPL/SwRI/Divulgação) 
Imagem da atmosfera de Plutão obtida pela sonda New Horizons da Nasa
 e divulgada nesta sexta-feira (24). Iluminada pela luz do Sol, ela é 
formada de uma espécie de "neblina" que se estende por 
130 quilômetros acima da superfície.  

Plutão era visto como o mundo mais distante e sem graça do Sistema Solar. Até que, em julho deste ano, a missão New Horizons, da Nasa, fez um rasante histórico sobre o planeta-anão. Pouco a pouco, as incríveis imagens da sonda revelaram que ele é repleto de geleiras, vales e montanhas onde existem fluxos de nitrogênio e água congelada, sob um nebuloso céu azul. Está longe de ser um mundo morto - é fascinante.

Esse é o retrato feito pela primeira análise científica de todas as imagens e achados da missão, publicada nesta quinta-feira (15) pela revista Science. O estudo, liderado por Alan Stern, responsável pela missão New Horizons e cientista do Southest Research Institute, nos Estados Unidos (SwRI, na sigla em inglês), apresenta as características geológicas, atmosféricas, a composição da superfície e relevo de Plutão e suas luas, Charon, Hydra e Nix.

Saiba mais...




***********




Terá sido o mistério do Chupacabra finalmente revelado? (Vídeo)


Animal Planet

Saiba mais...




**********




A Maldição de Ötzi: Histórias Inacreditáveis (Vídeo)


Discovery


Saiba mais...




**********




A semente que se disfarça de fezes para garantir sobrevivência da espécie


Laura Plitt
BBC Mundo

Image copyright Thinkstock Image caption 
Os escaravelhos 'rola-bosta' acabam enterrando sementes involuntariamente

Para Ceratocaryum argenteum, a reprodução não é uma tarefa fácil: essa planta africana precisa enterrar suas sementes para poder germinar.

E, segundo descobriu recentemente uma equipe de pesquisadores sul-africanos, ela faz isso utilizando um mecanismo único e curioso: a planta produz algumas sementes que são muito parecidas com os excrementos de antílopes.

Saiba mais...





**********




Arqueólogos anunciam descoberta da mítica cidade de Sodoma

History Brasil


Arqueólogos americanos teriam descoberto a mítica cidade de Sodoma, na região sul da Jordânia. Pelo menos é o que afirma o professor Steve Collins, catedrático da Universidade Trinity do Novo México e líder da equipe que trabalhou nas escavações do projeto Tall el-Hammman, no Vale do Jordão.

“A equipe de arqueólogos desenterrou uma mina de ouro de antigas estruturas monumentais, revelando uma cidade-estado que dataria da Idade de Bronze, e que dominou a região sul da Jordânia, no Vale do Jordão”, afirmou Collins. Em seguida, ele acrescentou que “a maioria dos mapas arqueológicos da região estavam em branco” até que as escavações começaram. “O que temos em nossas mãos é uma importante cidade-estado que era desconhecida pelos estudiosos antes de nosso projeto começar”, ele concluiu.

Saiba mais...




**********




5 maiores mentiras da história


Gabriel Tonobohn
Discovery

Todos nós contamos mentirinhas aqui ou ali, na maioria das vezes inofensivas. Mas nessa lista você vai encontrar algumas das maiores mentiras já contadas na história, algumas com consequências catastróficas.

O Cavalo de Troia

Crédito da imagem: Wikipedia Commons

Quando Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, foi raptada, os gregos decidiram travar uma guerra contra Troia. Os combates duraram dez anos e parecia que Troia, protegida por suas altas muralhas, sairia vencedora. Mas os gregos tiveram uma ideia ardilosa: construíram um enorme cavalo de madeira que escondia soldados em seu interior oco. Então, comunicaram ao inimigo que o cavalo era uma oferta de paz. Assim, os troianos aceitaram o presente e o levaram para o interior das muralhas. Naquela noite, enquanto Troia dormia, os gregos saíram do cavalo e abriram os portões da cidade para seu exército, o que foi decisivo para derrotar os troianos. 

Saiba mais...




**********




Fósseis de dentes sugerem que homem deixou África 20 mil anos antes do que se pensava


Paul Rincon
Editor de Ciência da BBC News

Image copyright S. Xing I XJ Xu Image caption 
Conjunto de 47 dentes fossilizados foram achados em caverna na China

Fósseis encontrados na China podem mudar drasticamente a narrativa tradicional da dispersão da espécie humana pelo mundo.

Cientistas que trabalham em Daoxian, no sul do país, descobriram dentes pertencentes a humanos modernos com uma idade de pelo menos 80 mil anos, segundo um estudo publicado no periódico científico Nature.

Saiba mais...




**********




Homo naledi, o novo ancestral revelado pela ciência, reabre o debate sobre a origem da espécie humana


Jamie Shreeve 
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL
  
Fósseis encontrados em uma caverna da África do Sul revelam um novo e desconcertante antepassado do homem
  

Moldado em argila e silicone pelo artista John Gurche,
 o Homo naledi é o membro mais novo do gênero ao qual pertencemos.

Em 13 de setembro de 2013, Steven Tucker e Rick Hunter adentram um sistema de cavernas conhecido como Rising Star (Estrela Ascendente), 50 quilômetros a noroeste de Johannesburgo, na África do Sul. O lugar atrai espeleólogos desde a década de 1960, e suas passagens e galerias estão bem mapeadas. A expectativa de Tucker e Hunter é descobrir um trecho ainda pouco palmilhado.

Saiba mais... 




**********




Cientistas aferem temperatura de dinossauros por seus ovos

Exame.com
Com informações Agência AFP

Ethan Miller/Getty Images 
Fóssil de dinossauro: a experiência demonstra que a 
temperatura varia de acordo com a função da espécie

Cientistas "aferiram" a temperatura de dinossauros de quase 80 milhões de anos ao analisar, quimicamente, seus ovos fossilizados, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira na revista científica britânica Nature Communications.

A experiência demonstra que a temperatura varia de acordo com a função da espécie.

Uma equipe de pesquisadores liderada por Robert Eagle, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), usou uma técnica pioneira para análise química de fósseis.

Saiba mais...




**********



Estamos vivenciando a maior revolução no transporte desde a invenção do automóvel


Julio Vasconcellos  
Veja online

Em menos de 10 anos, testemunharemos o fim das montadoras de automóveis, dos postos de gasolina, e de mais que 90% dos acidentes de carro


O Google já consta com uma frota de veículos autônomos
 logando mais que 15.000 km por semana em vias públicas

Em 1886 o alemão Karl Benz inventou o primeiro automóvel movido a gasolina. Em 1908, a Ford lançou oModel T, o primeiro carro economicamente acessível.  Sem dúvida, o avanço no transporte revolucionou a sociedade, o comércio, e facilitou o crescimento e desenvolvimento das cidades. Mas, hoje, um século mais tarde, estamos prestes a vivenciar a maior transformação no transporte desde a chegada do automóvel.


**********

Facebook cria alternativas ao 'curtir': emojis


Veja online
Com informações EFE

Os usuários terão mais cinco opções de interatividade e poderão usar expressões de raiva e felicidade; não há previsão de chegada do recurso ao Brasil

(Facebook/Divulgação)


O Facebook anunciou nesta quinta-feira a criação do Reactions, uma espécie de extensão do botão "curtir" com cinco novas opções que permitem aos usuários se expressarem de outras maneiras sobre um post: "Love" (adorei), "Haha" (engraçado), "Yay" (feliz), "Wow" (surpreso), "Sad" (triste) e "Angry" (com raiva). Por enquanto os emojis estão apenas em inglês - não se sabe ainda a tradução em português que a rede social irá adotar. As novas formas de expressão vão funcionar da seguinte maneira: o usuário terá de apertar e segurar o botão "curtir" para abrir um menu com os cinco emojis e eles não poderão ser usados em comentários, apenas em publicações.



**********

Esqueça o arroz! Há um jeito melhor de secar seu smartphone


Marina Demartini
EXAME.com 

Thinkstock
À prova d'água: uma companhia inventou uma máquina 
que suga a água de dentro do smartphone

São Paulo – Se você já molhou seu smartphone, talvez tenha recorrido à técnica de deixá-lo dentro de um pote com arroz para tirar a água que ficou dentro do aparelho. Apesar de relativamente eficaz, essa tática demora cerca de três dias para secar o dispositivo.

Pensando neste problema, a TekDry, uma empresa norte-americana de reparos eletrônicos, criou uma máquina que suga a água de dentro do smartphone. Segundo a companhia, o aparelho pode secar telefones em até 30 minutos.


**********


Por que o Uber acelera tanto?


Revista ISTOÉ

Na semana passada, as redes sociais fizeram circular uma informação que é o retrato do mundo empresarial na segunda década do século 21. A maior rede de hospedagem do mundo, o Airbnb, não é dona de um único quarto. O maior divulgador de conteúdo, o Facebook, não produz um único texto. A maior companhia de transporte, o Uber, não possui um carro sequer. Neste último caso, o sucesso estrondoso é ainda mais surpreendente. Por mais que o fundador Travis Kalanick diga que se trata de uma empresa de tecnologia, o Uber é, no fundo, apenas uma organização que oferece um serviço que existe há mais de 100 anos: o transporte pago de passageiros em veículos com quatro rodas. Mesmo sem trazer uma grande inovação, o aplicativo se tornou um fenômeno global. A mágica foi reciclar uma velha ideia – o transporte de pessoas –, seduzir os clientes com dinamismo e qualidade não encontrada nos concorrentes, e, em alguns casos, fazer corridas por preços mais em conta. Com essa fórmula simples e de alta eficiência, o Uber enfureceu taxistas do mundo inteiro, que viram seu mercado minguar, ao mesmo tempo em que embolsava bilhões de dólares.


FORTUNA
O fundador Travis Kalanick se tornou
 uma das pessoas mais ricas dos Estados Unidos

Em apenas 5 anos de existência, o Uber já está avaliado em US$ 51 bilhões. É mais do que a centenária General Motors, cotada a US$ 47 bilhões. Para ficar no universo brasileiro, a Petrobras, uma das maiores petrolíferas do mundo, valia na semana passada US$ 26 bilhões, praticamente a metade. Dois fatores explicam o crescimento acelerado do Uber. Primeiro, ele está inserido na economia digital, quem tem notável capacidade para produzir bilionários da noite para o dia. O segundo ponto diz respeito ao modelo de negócios. “O Uber não tem amarras”, diz Rodrigo Tafner, coordenador do curso de Sistemas de Informação da ESPM. “A estrutura é enxuta e facilmente aplicável.”


**********


Tudo o que você precisa saber sobre os "táxis pretos" de SP


Rita Azevedo
EXAME.com 

Divulgação

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um nova categoria de táxis na cidade que vai funcionar apenas por aplicativos de celular.

A administração da capital paulista irá ceder 5 mil autorizações para o novo serviço, apelidado de “Táxi Preto”. A preferência será para quem já atua como motorista. Os alvarás serão sorteados apenas para quem tem o Condutax, cadastro da prefeitura que permite que um motorista exerça a atividade de taxista.


**********


As formas absurdas de morrer ao fazer uma 'selfie'


BBC Brasil

Image copyrightTHINSTOCKImage caption
Fazer selfies em situações como essa pode ser perigoso e até fatal

Existem muitas formas de morrer, mas, até algum tempo atrás, não seria possível imaginar que tirar "selfies" poderia ser uma delas.

Tirar uma foto de si mesmo subindo no trilho de um trem, ou encostado à borda de um edifício monumental ou ainda se equilibrando no parapeito de uma ponte, pode ter consequências graves.



**********


A vida ressurge — triunfante — do inferno de Chernobyl


Vanessa Barbosa
EXAME.com 

Força: pesquisadores ficaram maravilhados ao ver como
 a natureza se mostrou resiliente ao desastre nuclear.

São Paulo - Há 29 anos, a vida chegou a um fim súbito e terrível em Chernobyl. Hoje, ela ressurge triunfante — e os pesquisadores estão maravilhados com isso.

Em estudo publicado esta semana na revista científica Current Biology, cientistas relatam que o local parece menos com uma zona de desastre e mais com uma reserva natural, repleta de alces, aves, veados, javalis e lobos.


**********


Criador do Ursinho Pooh tem desenhos sobre guerra expostos


Exame.com
Com informações Agência AFP

Leon Neal/ AFP
Exposição em Londres com ilustrações do criador do Ursinho Pooh
 feitas na Primeira Guerra Mundial: Ernest Howard Shepard (1879-1976)
 criou para o escritor Alan Alexander Milne a imagem do ursinho
 de pelúcia e seus amigos Bisonho, Tigrão e Cristovão


Ilustrações de EH Shepard - famoso artista britânico autor dos desenhos do Ursinho Pooh - feitas durante a Primeira Guerra Mundial serão expostas pela primeira vez nesta sexta-feira, em Londres.

Ernest Howard Shepard (1879-1976) criou para o escritor Alan Alexander Milne a imagem do ursinho de pelúcia e seus amigos Bisonho, Tigrão e Cristovão.


**********


Série mostra, em fotos, como as pessoas de 1900 imaginavam os anos 2000


Diário Gaúcho

Diversos artistas franceses colocaram no papel a percepção daquela época sobre o futuro

Foto: Reprodução

Diversos cartões desenhados no início do século passado mostram como as pessoas daquele tempo imaginavam os anos 2000. Compilado pelo jornal on-line sem fins lucrativos The Public Domain Review, as imagens de Jean-Marc Côte e outros artistas da França eram usadas em pacotes de cigarros e, depois, utilizadas em cartões-postais.


**********



Segredo do sorriso da Mona Lisa é revelado



Canal History Brasil


O mistério do sorriso da Mona Lisa despertou o interesse de artistas, críticos e pesquisadores durante séculos. Mas o que esconde essa mulher por trás de sua expressão enigmática? Os especialistas Alessandro Soranzo e Michelle Newberry encontraram a resposta, e foi graças ao sorriso de outra mulher. 



***********


Como o comércio moldou a natureza humana


Leandro Narloch 
Veja online

Tratados de livre-comércio, como a Parceria Transpacífico, não são apenas uma vantagem econômica, mas uma vantagem evolutiva que explica boa parte do comportamento humano


Comércio no Egito, há 4 mil anos

A Parceria Transpacífico, tratado de livre-comércio assinado ontem, se baseia na ideia de benefício mútuo. Eu me especializo no que faço melhor; você se concentra no que produz com menor custo de oportunidade, depois a gente troca parte do que produziu e todos saem ganhando.

Relações como essa não começaram durante a Revolução Industrial. Nem com as caravanas de Marco Polo ou no Egito Antigo. Nem entre os sumérios, há 6 mil anos. São provavelmente tão antigas quanto a nossa espécie.


**********


Egiptólogos discutem se já 'achamos' Nefertiti sem saber


Clarissa Pains
O Globo

Teoria diz que ela está oculta na tumba de Tutancâmon; Investigação começa este ano


CRIS BOURONCLE/AFP 
A tumba deTutancâmon passará por investigação com sondas
 e radares para verificar se há passagens ocultas 

RIO — Encontrar, em um só lugar, os restos mortais do faraó Tutancâmon e os da rainha Nefertiti — dois dos nomes mais incensados do Egito Antigo — seria o sonho de qualquer arqueólogo. A ideia, que daria uma bela ficção, ganhou uma forte evidência a seu favor. Ao analisar imagens de escaneamento em 3D das paredes da tumba de Tutancâmon, o egiptólogo britânico Nicholas Reeves encontrou, em duas delas, ranhuras que indicam a existência de câmaras escondidas no local. A hipótese é de que o gesso que forma essas paredes tenha sido colocado muito tempo depois da construção do mausoléu, de forma a ocultar outras duas salas. Segundo Reeves, é provável que uma delas seja apenas uma câmara de armazenamento, com documentos e peças daquela época. A outra, por sua vez, seria a tão procurada câmara com a múmia de Nefertiti.

A rainha, cuja beleza foi imortalizada num busto hoje em exposição em um museu de Berlim, viveu no século XIV a.C.. Nefertiti era mulher do faraó Aquenáton, tido ora como pai, ora como tio de Tutancâmon. Assim, ela pode ter sido tanto sua mãe, madrasta ou tia — pelo casamento. As relações de parentesco, assim como tudo o que ocorreu nesse período, estão entre os grandes mistérios da História do Egito.


**********


Por que sobrevivemos na Terra - e outros 'humanos' não


Melissa Hogenboom
BBC Earth

Image copyright/Image caption
Crânios de diferentes espécies de hominídeos, 
que durante certo tempo conviveram lado a lado

Há 2 milhões de anos, várias espécies hominídeos se espalhavam pela África. Algumas se pareciam muito entre si, enquanto outras tinham características mais marcantes.

Em setembro passado, outra espécie foi acrescentada a essa lista. Cientistas encontraram centenas de ossos em uma caverna na África do Sul que acreditam pertencer a um novo ser humano, o Homo naledi. E muitas outras espécies extintas ainda podem estar esperando para serem descobertas.


**********


Nova espécie do gênero humano é descoberta na África do Sul


Portal G1

Pesquisadores encontraram ossos de pelo menos 15 hominídeos.
Ela foi batizada de 'Homo naledi' e classificada dentro do gênero Homo.

(Foto: Mark Thiessen/National Geographic via AP) 
Reconstrução mostra como seria o rosto do 'Homo Naledi', como foi batizada
a nova espécie identificada a partir de ossos encontrados na África do Sul 

Um grupo de pesquisadores apresentou nesta quinta-feira (10) na África do Sul os remanescentes fósseis de um primata que podem ser de uma espécie do gênero humano desconhecida até agora.

A criatura foi encontrada na caverna conhecida como Rising Star (estrela ascendente), 50 km a nordeste de Johanesburgo, onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos. O primata foi batizado de Homo naledi. Em língua sotho, "naledi" significa estrela, e Homo é o mesmo gênero ao qual pertencem os humanos modernos.


**********


Neutrino: como uma partícula elementar desafia a teoria que explica o Universo


Rita Loiola
Veja online

Na última terça-feira (6), o Prêmio Nobel de Física foi concedido a pesquisadores que descobriram a massa do neutrino. O achado histórico contradiz o Modelo Padrão, teoria que explica os componentes elementares do Universo, evidenciando que ele precisa ser estendido

(Divulgação/VEJA) 
Partículas elementares da matéria, os neutrinos são a segunda 
partícula mais abundante do Universo, atrás apenas da luz

Junto às origens do homem está seu desejo de explicar o Universo. Uma das primeiras tentativas conhecidas é do poeta grego Hesíodo que, no século VIII a.C., mostrou como o caos inicial produziu o cosmos. Séculos depois, o método científico substituiu os deuses e forças de sua Teogonia, que organizavam o mundo conhecido, por elementos químicos, átomos e partículas. E a Física, por fim, formulou o Modelo Padrão, uma teoria que explica as interações entre as partículas fundamentais que compõem a matéria.

Leia mais...

**********



Marte teve lagos e correntes d’água no passado, confirma Nasa


Veja online

Sonda Curiosity encontrou indícios de lagos que podem ter durado até 10 milhões de anos, tempo suficiente para que algum tipo de vida se desenvolvesse na região, de acordo com estudo publicado na 'Science'

(Divulgação/Nasa)
 Vista da formação 'Kimberley' em Marte obtida pelo robô Curiosity. 
A região em primeiro plano segue em direção à Montanha Sharp, 
indicando a existência de correntes de água em direção a uma 
bacia que existia antes que a base da montanha se formasse

Marte foi, no passado, um planeta com grandes lagos e correntes d'água, afirma um estudo feito por cientistas do projeto Mars Science Laboratory, responsáveis pela sonda Curiosity, da Nasa. Publicada nesta quinta-feira (8) na revista Science, a pesquisa traz uma ampla análise de dados do robô que revelam que a água ajudou a depositar sedimentos na Cratera Gale, na superfície do planeta. Aos poucos, esses cascalhos formaram a Montanha Sharp, que existe atualmente no centro da cratera. De acordo com os cientistas, esses lagos podem ter durado entre 10.000 e 10 milhões de anos de forma intermitente, tempo suficiente para que algum tipo de vida se desenvolvesse na região.

"Indícios de lagos são sinais muito positivos de vida", disse John Grotzinger, geólogo do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo. "Sabíamos que houve um lago ali, mas não tínhamos a dimensão do quão grande ele foi."


**********



Nasa encontra água congelada e céu azul em Plutão


BBC Brasil

Image copyrightNASA JPLJHU SwIRImage caption 
'Quem poderia esperar que haveria um céu azul no Cinturão de Kuiper?
 Isso é maravilhoso', disse pesquisador da Nasa, Alan Stern.

Depois de ter anunciado evidências de água líquida encontradas em Marte, a Nasa (agência espacial americana) revelou nesta quinta-feira a presença de céu azul e água congelada em Plutão.

A sonda New Horizons registrou a primeira imagem colorida de neblina envolvendo o planeta com uma coloração azul. Essa é a consequência da forma como a luz solar é dispersa pelas partículas de neblina, segundo os cientistas.


**********



Cientista calculou o tamanho médio dos ETs. E é gigante


Exame.com
Fábio Marton, RevIsta SUPERINTERESSANTE

Facebook/Star Wars
ETs enormes: segundo a pesquisa, o tamanho médio 
de espécies civilizadas no universo seria de 300 quilos

Se cientistas estão otimistas sobre encontrarmos vida no espaço, achar homenzinhos verdes é outra conversa. Por ora, os cientistas têm a bem mais modesta proposta de achar seres unicelulares, talvez até no sistema solar.

Ainda assim, o cosmólogo britânico Fergus Simpson, da Universidade de Barcelona, acredita que é possível saber o tamanho deles. Ele é o autor de um estudo que estimou o tamanho médio de espécies civilizadas no universo: 300 quilos. Mais ou menos o tamanho de um pônei, urso polar ou porco doméstico.


**********



Não foi apenas um meteoro que matou dinossauros, diz estudo


Marina Demartini 
EXAME.com 

Thinkstock
Extinção dos dinossauros: erupções vulcânicas
 também podem ter ajudado na aniquilação 

São Paulo – A maioria das pessoas aprendeu na escola que os dinossauros foram extintos devido à queda de um asteroide. Um estudo publicado hoje na revista Science prova que esta teoria pode não estar totalmente correta.

Pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, descobriram evidências de que erupções vulcânicas podem ter ajudado no aniquilamento de muito animais terrestres e marinho, incluindo os dinossauros.


**********

Nenhum comentário: