Saúde



**********


Excesso de exercício pode prejudicar o coração

Emily Sohn
Discovery Brasil

Thinkstock/Dirima 


Ryan Shay estava no auge da forma física quando disputou a Maratona de Nova York em novembro de 2007, na esperança de se classificar para sua primeira participação olímpica. Menos de nove quilômetros depois, aos 28 anos de idade, ele desmaiou; logo em seguida, foi declarado morto.

Quando a necropsia revelou cicatrizes em seu coração, os cientistas finalmente chegaram à conclusão de que o exercício nem sempre é a melhor panaceia para a saúde, explica Peter McCullough, cardiologista do Centro Médico Universitário Baylor, em Dallas.

Saiba mais...



**********



Gestantes não devem beber uma só gota de álcool -- e em qualquer fase da gravidez


Da redação
Veja online

Em nova recomendação, a Academia Americana de Pediatria afirmou que as mulheres grávidas não devem consumir nada de álcool para evitar problemas no feto

(Hemera/Thinkstock/VEJA) 
O consumo de álcool no período pré-natal tem sido associado com problemas
neurocognitivos e comportamentais na criança, assim como diversas deformidades faciais 

Não há quantidade de álcool segura a ser consumida durante a gravidez. Essa é a nova recomendação da Academia Americana de Pediatria, baseada em estudo publicado no periódico científico Pediatrics.

A ingestão de bebidas alcoólicas na gestação tem sido associada a problemas neurocognitivos e comportamentais na criança, assim como a diversas deformidades faciais. O grupo de sintomas é conhecido como 'espectro de desordens fetais alcoólicas' (FASD, na sigla em inglês).

Saiba mais...



**********



Chupetas: o que saber para comprar com segurança

O Globo

Produto tem norma de segurança

Foto: Reprodução



Recentemente, empresas convocaram recall de chupetas que apresentaram problema em uma peça que pode causar asfixia. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma norma específica sobre a segurança do produto, com orientações que os fabricantes devem seguir para não colocar as crianças em risco. Por isso observe se o produto tem o selo.

Saiba mais...



**********



Inmetro proíbe chupetas e mamadeiras customizadas


Luciana Casemiro
O Globo

Fiscalização começa esta semana em feiras de gestantes

Reprodução 
Chupetas customizadas que trazem risco à saúde
 e segurança dos bebês foram proibidas pelo Inmetro 

RIO - Chupetas e mamadeiras customizadas — aquelas com pinturas, cristais, adesivos, entre outros, acessórios — estão com a produção, importação, distribuição e comercialização proibidas. A Resolução 517, do Inmetro, publicada, nesta quinta-feira, tem aplicação imediata. O assessor da Diretoria de Avaliação da Conformidade do instituto, Paulo Coscarelli, informa, inclusive, que as fiscalizações começam esta semana e o principal alvo são as feiras de bebê e gestante onde esses produtos são amplamente comercializados.

Saiba mais...



**********



Cientistas avançam no tratamento do Mal de Parkinson


Lucas Agrela
EXAME.com 

Divulgação/Michael J. Fox 

Michael J. Fox: ator financiou pesquisa sobre Parkinson

São Paulo – Pesquisadores dos Estados Unidos conseguiram um avanço no tratamento do Mal de Parkinson. Driblando a seletiva barreira permeável que separa o sangue e o fluído extracelular do sistema nervoso central, a nova técnica de permite que os remédios cheguem onde 98% dos medicamentos não conseguem.

O método foi aplicado de maneira bem-sucedida em ratos. Por meio de um enxerto nasal, foi possível levar uma proteína terapêutica, fator neurotrófico (GDNF), ao cérebro dos animais.

Saiba mais...



**********



Dente impresso em 3D pode ser a solução para cáries

Daniela Barbosa
 EXAME.com 

ThinkStock 
Dente impresso em 3D e feito a partir de resina e uma combinação
 de sais especiais pode prevenir o aparecimento de cáries

São Paulo – Se você perdeu um dente, uma prótese impressa em 3D pode ser a solução não só para a tampar o “buraco”, mas também para a prevenção de futuras cáries.

Pelo menos é isso que sugere um estudo publicado pela Universidade de Groningen, na Holanda, e batizado de “3D-Printable Antimicrobial Composite Resins”.


Saiba mais...



**********


O sentimento de raiva aumenta o risco de morte precoce

Da redação
Veja online

Homens que ficam irritados com frequência correm um risco maior de morrer prematuramente, de acordo com novo estudo

(Thinkstock/VEJA)
 Homens constantemente irritados correm 1,57 vezes mais risco 
de morte prematura do que aqueles mais calmos 

Homens que ficam nervosos e com raiva frequentemente correm um risco 1,7 vezes maior de morrer precocemente, em comparação com aqueles que têm temperamento mais calmo, de acordo com nova pesquisa. Publicado recentemente na revista científica Social Science & Medicine, o estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos.

Para chegar aos resultados, os cientistas coletaram dados de 1 307 homens ao longo de quase 40 anos. Os níveis de raiva foram mensurados anualmente por meio da pergunta: "Você fica com raiva facilmente?". A frequência das respostas positivas à questão foi relacionada com o aumento do risco de morte prematura.

Saiba mais...



**********



Esquizofrenia poderá ser tratada com menos remédios

Veja online

De acordo com novo estudo, aumentar as sessões de terapia, proporcionar apoio familiar e diminuir a dosagem de remédios antipsicóticos pode ser uma conduta eficaz durante os primeiros estágios da doença

(Thinkstock/VEJA) 
Após dois anos de tratamento, aqueles que receberam a terapia combinado apresentaram
 maior alívio dos sintomas da doença e estavam funcionando “melhor”, mesmo tomando 
uma dosagem medicamentosa entre 20% e 50% do que o grupo que recebeu o tratamento padrão 

Um novo estudo, publicado nesta terça-feira, 20, na revista científica American Journal of Psychiatry,revelou um tipo de tratamento para o início da esquizofrenia que se mostrou bastante eficaz. A pesquisa indicou que o aumento de sessões de terapia, em conjunto com o apoio familiar e a redução do uso de medicamentos, pode ser uma fórmula de sucesso.

Saiba mais...



**********



Substância contra câncer é liberada pela Justiça – mesmo sem comprovação científica

Da redação
Veja online

Após a liberação, pacientes com câncer e familiares fazem fila para receber cápsulas de fosfoetanolamina. O composto, produzido pelo Instituto de Química da USP, não foi testado em humanos.

(VEJA.com/Reprodução)

A fosfoetanolamina é uma substância produzida pelo Instituto de Química
 da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos que, supostamente, 
trata vários tipos de câncer 

Pacientes com câncer e familiares formam enormes filas no Instituto de Química da Universidade de São Paulo, em São Carlos, para receber cápsulas de uma substância que, supostamente, trata vários tipos de câncer. A mobilização ocorreu após a decisão do desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo. Na última sexta-feira, ele reconsiderou e liberou a distribuição do composto aos doentes. A determinação foi baseada em uma liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizou a entrega das cápsulas a um paciente do Rio de Janeiro.

Saiba mais...



**********



Brasileiros descobrem proteína do café com efeito de morfina

Exame.com
Agência EFE

Wikimedia Commons
Café: a descoberta foi descrita na tese de doutorado do biólogo molecular 
Felipe Vinechy, em um projeto conjunto da Embrapa e com a Universidade de Brasília

Rio de Janeiro - Pesquisadores brasileiros identificaram um fragmento de proteína no café que possui propriedades analgésicas e ansiolíticas semelhantes às da morfina, mas com a vantagem de ter efeitos mais fortes e mais prolongados, divulgou a Embrapa nesta quarta-feira.

Os efeitos da substância já foram testados com sucesso em ratos de laboratório. A descoberta foi descrita na tese de doutorado do biólogo molecular Felipe Vinechy, em um projeto conjunto da Embrapa e com a Universidade de Brasília, entidades que já solicitaram as respectivas patentes sobre sete diferentes partículas de proteínas isoladas do café.

Saiba mais...




**********



Número de pintas no braço pode sinalizar propensão a câncer de pele, indica pesquisa

BBC Brasil

 Image copyright Science Photo Library



Se uma pessoa tem mais de 11 pintas no braço, ela pode ter um risco maior que a média de desenvolver câncer de pele do tipo melanoma, de acordo com um estudo britânico recém-publicado por pesquisadores do King’s College London.

O estudo, publicado no British Journal of Dermatology, concluiu que as pintas do braço são uma boa amostra do total de pintas do corpo. Quem tem mais de 11 pintas no braço direito tem mais chance de ter mais de 100 pintas no corpo inteiro - e, consequentemente, possui risco maior de desenvolver um melanoma.

Saiba mais...



**********



O smartphone pode afetar sua saúde: veja como se proteger

Marina Demartini
EXAME.com 

Thinkstock 
Só uma olhadinha: 
checar o smartphone antes de dormir pode prejudicar sua saúde

São Paulo – Você sabia que usar seu smartphone pode prejudicar sua saúde? Os aparelhos estão se tornando um companheiro quase inseparável para muitas pessoas.

O número de brasileiros que utiliza a internet a partir do smartphone chegou a quase 70 milhões no primeiro trimestre de 2015, segundo pesquisa da Nielsen IBOPE. Esse é um aumento de cerca de 10 milhões sobre os 58,6 milhões do trimestre anterior.

Saiba mais...



**********


Era industrial não reduziu horas de sono, revela estudo

Exame.com
Agência  EFE

Getty Images 
Sono: entre outros mitos que também foram derrubados está também
 que nossos antepassados iam dormir logo depois do pôr do sol

San Francisco - A ideia de que, com a chegada da era industrial, as horas de sono do homem foram reduzidas e de que os antepassados dormiam mais está equivocada, conforme um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista "Current Biology".

A pesquisa, comandada pelo professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Jerome Siegel, envolveu grupos indígenas na Bolívia, Tanzânia e Namíbia, que mantêm hábitos tradicionais de caça e cultivo da terra, similares aos dos antepassados que determinaram a evolução humana.

Saiba mais...


************



Corpo humano leva 14 dias para se acostumar com horário de verão

BBC Brasil

 Image caption
Com mudança no horário, as pessoas são obrigadas a acordar
 mais cedo e isso gera modificações fisiológicas no organismo

Um estudo realizado recentemente no Brasil concluiu que o corpo humano precisa de ao menos 14 dias para se adaptar totalmente ao horário de verão. Enquanto essa adequação não ocorre, são comuns problemas como falta de atenção, de memória e sono fragmentado.

O horário de verão 2015 começa no Brasil neste domingo, dia 18, e vai até o dia 20 de fevereiro de 2016. Nesse período, o relógio é adiantado em uma hora.

Saiba mais...


**********


Sífilis congênita cresce mais de 100% em 5 anos no Rio

Exame.com
Clarissa Thomé, do Estadão Conteúdo

Thinkstock 
Sífilis: em 2010, houve 1.535 bebês contaminados por sífilis 
pelas mães durante a gravidez. Em 2014, foram 3.588 - aumento de 133,7%

Rio de Janeiro - Entre 2010 e 2014, o número de casos da sífilis congênita mais que dobrou nas maternidades da rede pública estadual do Rio.

Em 2010 houve 1.535 bebês contaminados pelas mães durante a gravidez. Em 2014, foram 3.588 - aumento de 133,7%. Ao todo, no período, foram notificados 13.013 casos de sífilis congênita no Estado do Rio.


Saiba mais...



**********



Estudo revela método para eliminar células com HIV latente

Exame.com
Agência EFE

Getty Images 
Aids: a erradicação do vírus que causa a doença ainda representa
 um desafio para os cientistas, pois o HIV pode permanecer "adormecido"

Londres - Um grupo de cientistas nos Estados Unidos descobriu um novo método para eliminar células nas quais o HIV permanece latente e invisível para o sistema imunológico e os remédios antivirais, revela um estudo publicado nesta terça-feira pela revista britânica "Nature".

A pesquisa, desenvolvida pelo Instituto de Alergias e Doenças Infecções de Maryland, conseguiu "desenvolver especificamente" um novo anticorpo que futuramente pode reduzir o número de células que abrigam o vírus de imunodeficiência humana (HIV) em pacientes com aids.


Saiba mais...



**********



Células-tronco geram organelas funcionais de rim humano

Lucas Agrela
EXAME.com 

Getty Images
Células-tronco: cientistas criaram tecidos do rim humano em laboratório

São Paulo – Uma equipe de cientistas conseguiu criar em laboratório organelas de um rim a partir de células-tronco.

Após realizarem uma pesquisa para descobrir como essas células se desenvolvem para formar o órgão, os pesquisadores aplicaram o método para iniciar o processo de formação.


Saiba mais...



**********


Pesquisadores desenvolvem coração feito de espuma

Exame.com
Lucas Baptista, Superinteressante

Divulgação/Universidade de Cornell 
Todo o material do coração é formado com um novo tipo de polímero
 e é composto de poros interligados que permitem bombear sangue

São Paulo - Pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveram, em uma impressora 3D, um "coração" feito de novo material macio e flexível com a consistência de espuma capaz de imitar formatos de órgãos.

Saiba mais...


**********


Pesquisadores criam ‘pele’ digital que dá tato a próteses artificiais

BBC Brasil

 Image copyright Universidade de Stanford Image caption 
Os sensores podem ser vistos acoplados às pontas de uma mão artificial

Engenheiros construíram sensores altamente sensíveis que podem dar a sensação táctil à próteses externas.

Os sensores flexíveis são capazes de detectar o toque e, como a pele, produz impulsos elétricos que respondem ao aumento de pressão e são reconhecidos pelo sistema nervoso central.

Saiba mais...


**********


As dores que mais atrapalham a rotina dos brasileiros

Daniela Barbosa
 EXAME.com 

ThinkStock 
Dor nas costas é uma das mais frequentes, segundo a pesquisa

São Paulo – Seja qual for, é quase humanamente impossível conviver com dor. E uma pesquisa recente do IBOPE Conecta em parceria com Advil, medicamento da Pfizer Consumer Healthcare, constatou que as dores atrapalham a rotina de três em cada quatro brasileiros.

Saiba mais...


**********


17 doenças raras e estranhas estudadas pela ciência

Marina Demartini
EXAME.com 

Fox Photos/Getty Images 

Raridades médicas


São Paulo – Você sabia que algumas pessoas acreditam que estão mortas? Ou que outras têm uma mão com vida própria? Além de bizarras, ambas as descrições são sintomas de doenças extremamente raras que atingem uma pequena porção da sociedade.

Saiba mais...


**********


Como fazer exercícios quando se trabalha sentado o dia todo

BBC Brasil

Image caption (Foto: Thinkstock) 
Passar muito tempo sentado pode ser tão prejudicial 
como fumar, segundo algumas pesquisas 

Vários estudos divulgados ao longo dos anos apontaram os danos causados pelo sedentarismo.

As pesquisas, em vários países, advertem que ficar muito tempo sentado pode chegar a ser tão prejudicial para a saúde como fumar.

E um estudo divulgado na revista especializada British Journal of Sports Medicine recomenda que a pessoa fique de pé pelo menos por duas horas por dia para evitar os efeitos negativos de passar a maior parte do dia sentado.

Saiba mais...


**********




10 alimentos que ajudam a controlar o colesterol

Luciana Carvalho
EXAME.com 


 Alimentos funcionais

São Paulo – Apesar de não ser o único fator responsável pelo desenvolvimento de um quadro de colesterol alto, a má alimentação é o principal deles.

Somado a condições como idade avançada, fumo, histórico de diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e pré-disposição genética, o descuido com o que se come constrói uma bomba-relógio, que pode contribuir para doenças como câncer, infarto e arteriosclerose.

“O controle da alimentação já influencia significativamente um uma redução do perfil de colesterol. Assim, procure reduzir alimentos ricos em gordura como embutidos, refeições pré-prontas (congelados), industrializados, biscoitos recheados, gordura hidrogenada”, afirma Cintia Azeredo, nutricionista do Vita Check-Up Center.

Saiba mais...





**********




Cérebro maior não significa mais inteligência, diz estudo

Exame.com
AFP/Arquivos, Agência AFP

Getty Images 
Cérebro: o pesquisador afirmou que o fator decisivo é "a estrutura do córtex,
 o mesencéfalo (cérebro médio) e o cerebelo, e o fato de que a matéria branca
 esteja conectada com a matéria cinza de uma forma ótima"

Ter um cérebro maior não é garantia de ter um QI mais alto, já que o que importa é como está estruturada a massa cinza - é o que revelou um extenso estudo que cruza os dados de dezenas de pesquisas anteriores.

Os dados mostram claramente que os cientistas "superestimaram" a suposta relação entre o tamanho do cérebro e o rendimento intelectual, explicou nesta quarta-feira à agência APA o diretor do estudo, Jakob Pietschnig, da Universidade de Viena.

Saiba mais...





**********




Empresa cria próteses inspiradas em personagens da Disney


Lucas Agrela
EXAME.com 

Divulgação/Open Bionics 
Open Bionics: Próteses terão baixo custo e versões 
inspiradas em personagens do cinema

São Paulo – A startup britânica Open Bionics e o programa de aceleração de empresas da Disney se uniram para criar próteses para crianças inspiradas em personagens dos filmes Star Wars, Homem de Ferro e Frozen.

Impressas em 3D, as próteses têm formatos parecidos com as mãos de Tony Stark e Elsa. A versão baseada em Star Wars parece robótica e emite sons dos sabres de luz, as armas dos cavaleiros jedi.

Saiba mais...





**********




Venda de próteses de silicone Silimed é suspensa


Da redação
Veja online

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária identificou partículas nas superfícies das próteses mamárias da marca

(Pedro Carrilho/Folhapress)

De acordo com a Anvisa, a suspensão das próteses de silicone 
da marca brasileira Silimed é uma medida de precaução após terem sido
 encontradas partículas nas superfícies de próteses mamárias de silicone da fabricante

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou recentemente a suspensão do uso e comercialização de todas as próteses implantáveis fabricadas pela empresa brasileira Silimed. Segundo a agência, trata-se de uma medida de precaução após uma inspeção na empresa ter revelado "não-conformidades relacionadas às boas práticas de fabricação".

Durante a inspeção, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, a Anvisa e a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro encontraram partículas nas superfícies de próteses mamárias de silicone. O problema foi identificado inicialmente pela TÜV Sud, empresa alemã responsável pela certificação de dispositivos médicos na Europa, que também suspendeu temporariamente as próteses na região.

Saiba mais...





**********




Vírus do ebola permanece até 9 meses no sêmen, diz estudo

Exame.com
Com informações Agência  EFE

Zoom Dosso/AFP 
Ebola na África

Atlanta - O vírus do ebola pode permanecer no sêmen por até nove meses depois que se apresentaram os primeiros sintomas, de acordo com um estudo preliminar divulgado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

"Os sobreviventes de ebola enfrentam um número crescente de complicações de saúde. Este estudo fornece nova informação importante sobre a persistência do vírus do ebola no sêmen e nos ajuda a estabelecer recomendações para os sobreviventes e seus entes queridos para ajudar-lhes a manter-se saudáveis", declarou o diretor dos CDC, Tom Frieden.

Saiba mais...





**********




'Engenharia genética pode fazer porcos doarem órgãos para humanos'

Michelle Roberts
Editora de Saúde do site da BBC

Image copyright AP Image caption 
Técnica ajuda a tornar células de porcos compatíveis com humanos

Um método de modificação de genes pode um dia tornar órgãos de porcos adequados para uso em pessoas, de acordo com cientistas.

George Church e seus colegas usaram uma técnica chamada Crispr para alterar o DNA de células de porco e torná-las compatíveis com humanos.

Saiba mais...





**********




Tecnologia substitui o gesso e acelera tempo para a cura de lesões


Discovery Brasil


A'Design Award & Competition/Divulgação


Materiais
A opção é feita com materiais ambientalmente corretos e promove a recuperação total em menos tempo que o processo tradicional. A criação foi apelidada de Osteoid e participa da edição deste ano do prêmio A’Design Award.

Saiba mais...





**********




Vacina contra dengue recebe parecer favorável de biossegurança

Viviane Nogueira 
O Globo

Decisão da CTNBio divulgada nesta quinta-feira atesta a parte industrial do produto da Sanofi-Pasteur; falta só aprovação da Anvisa


Foto Custodio Coimbra - Custódio Coimbra / Agência O Globo
Osvaldo Cruz/Fiocruz.
 Laboratório de transmissão de hermatozoides. 
Anielly Alves Ferreira, técnica, graduação em Biologia. Mosquitos do Aedes. 

RIO - A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) deu nesta quinta-feira parecer favorável à vacina contra dengue da Sanofi-Pasteur, a primeira vacina a chegar nesse estágio. Isso quer dizer que a segurança da parte industrial da vacina foi aprovada, o manuseio da vacina não coloca ninguém em risco. Agora falta a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que corre em paralelo a essa.

Saiba mais...





***********




Cientistas desenvolvem vacina efetiva contra a tuberculose

Exame.com
Com informações Agência EFE 

Getty Images
Pulmão com tuberculose:
os cientistas desenvolveram a cura usando uma versão modificada da bactéria
 Mycobacterium tuberculosis, que não tinha o potencial de causar a doença

Londres - Um grupo de cientistas americanos desenvolveu uma vacina efetiva que oferece uma forte proteção contra a tuberculose e uma alternativa à única que existe, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira pela revista "Nature Communications".

Os resultados da pesquisa, desenvolvida pela Universidade Tulane (Louisiana, Estados Unidos), demonstram que a nova vacina, testada em macacos, é capaz de induzir uma resposta imunológica favorável nestes símios, que previamente foram infectados com uma dose letal de Mycobacterium tuberculosis, o patogênico que causa a doença.

Saiba mais...





**********




Quatro curiosidades sobre células-tronco

O Globo

Tratamento de doenças


 Foto: Justin Ide / Reuters


Células-tronco do sangue do cordão umbilical podem ser indicadas no tratamento de 80 doenças, diz o presidente da Associação Brasileira de Bancos de Células-Tronco, Roberto Waddington. Há mais de 230 estudos que tratam do uso delas em terapias para doenças, paralisia cerebral e diabetes estão entre elas.

Saiba mais...





**********




Ciência explica por que é difícil tratar anorexia


Da redação
Veja online

Estudo da Nature Neuroscience afirma que doença pode ser um hábito enraizado -- o que explicaria o fato de tratamentos, como o uso de antidepressivos e a terapia cognitiva, não funcionarem tão bem

(Thinkstock/VEJA)
Ao tomarem decisões relacionadas à alimentação, pessoas com anorexia 

têm sua parte cerebral relacionada ao comportamento habitual mais ativada,
 o que sugere que suas decisões são automáticas, baseadas em hábitos adquiridos


A anorexia pode ser um hábito bem enraizado, extremamente dificil de ser mudado. A constatação de um estudo publicado recentemente na revista científica Nature Neuroscience sugere que os doentes agem automaticamente -- e não pesando os prós e contras da decisão de não comer.

De acordo com o jornal americano The New York Times, a conclusão pode ajudar a explicar por que este transtorno alimentar, que tem a maior taxa de mortalidade de qualquer doença mental, é tão difícil de tratar. Nem medicamentos psiquiátricos, nem sessões de terapia - medidas bem sucedidas no tratamento de outros distúrbios alimentares - ajudam na maioria dos casos de anorexia.

Saiba mais...





***********





A água com gás faz mal?

Claudia Hammond
BBC Future

Image copyright GettyImage caption
  Segundo estudo, 250 ml de água mineral 
gasosa liberam 900 ml de gás carbônico

Todo mundo sabe que tomar refrigerantes e outras bebidas gasosas e açucaradas o dia inteiro não é uma boa ideia.

A mistura do alto teor de açúcar com a acidez provocada pela carbonização (o processo de injeção de bolhas de ar) gera resultados curiosos.

Saiba mais... 





***********




Razão de azeite de oliva baixar pressão arterial é revelada

Exame.com
Com informações Agência AFP

Wikimedia Commons/Silvio Tanaka 
Azeite de oliva: ingerir gordura não saturada gera tipo 
de ácido-graxo que reduz pressão arterial, dizem cientistas

Ingerir gordura não saturada, como a contida no azeite de oliva, juntamente com vegetais de folhas verdes, entre outros, gera um tipo de ácido-graxo que reduz a pressão arterial, revelaram cientistas britânicos nesta segunda-feira.

O estudo com ratos de laboratório ajuda a entender trabalhos anteriores, segundo os quais a dieta mediterrânea combate a hipertensão, e foi publicado nos Estados Unidos e financiado pela British Heart Foundation.

Saiba mais...





**********




Quatro fatos sobre problemas de visão

O Globo

Cegueira pode ser tratável

 Foto: Barbara Lopes / Agência O Globo


A cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo. Celebrado na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão chama a atenção para o fato de que até 75% das cegueiras resultam de causas previsíveis ou tratáveis, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Saiba mais...





***********




Cientistas investigam criatura que pode desvendar chave para a imortalidade

BBC Brasil

Image copyright Thinkstock Image caption
Anêmonas-do-mar são facilmente avistadas no litoral de muitas cidades

Anêmonas-do-mar são facilmente avistadas no litoral de muitas cidades, mas apesar de sua aparência colorida e brilhante, elas têm um ancestral comum com os humanos. Mas não é por essa característica que esses animais marinhos vêm atraindo a atenção da comunidade científica. Pesquisadores estão estudando se as anêmonas-do-mar podem guardar o segredo da vida eterna. A especialista britânica em meio ambiente Mary Colwell comenta por quê.

A bruxa do conto de fadas Branca de Neve tornou-se famosa pela pergunta retórica: "Espelho meu espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?" Mas seu sonho da juventude eterna é ilusório - na medida em que os anos passam, o corpo humano perde o viço dado que as células sofrem mutação e morrem. Perdemos audição, mobilidade, agilidade mental, massa muscular e cerebral.

Saiba mais...





***********




Holandês passa um mês sem álcool e açúcar e mostra o que acontece com corpo


BBC Mundo

Image copyright Life Hunters Image caption
Depois de uma semana sem açúcar refinado, Sacha Harland sentia-se exausto

Cansaço, mau humor e até uma espécie de crise de abstinência. É o que sentiu Sacha Harland, holandês de 22 anos, ao começar seu experimento.

Ele resolveu passar um mês sem consumir produtos que tenham adição de açúcar, álcool e "junk food", o que se mostrou, pelo menos nos primeiros dias, um grande desafio.

É o que ele conta na primeira parte de "Guy gives up added sugar and alcohol for 1 month" ("Um cara abre mão de açúcar e álcool por 1 mês"), um documentário da produtora holandesa LifeHunters.
Em sua primeira semana à base de sucos naturais, frutas, verduras e outros alimentos não processados, Harland sente fome o tempo inteiro e lhe falta energia.

Saiba mais...




**********




Como hábitos diários podem influenciar a longevidade


Veja online

Pequenas mudanças na rotina como praticar atividade física, ingerir alimentos frescos e orgânicos, passar mais tempo ao ar livre e realizar atividades em grupo podem ter um grande impacto na qualidade de vida na terceira idade

(Thinkstock/VEJA)
 Nos países com as maiores expectativas de vida, as pessoas têm o hábito 
de andar mais a pé, ingerir alimentos frescos, passar mais tempo em atividades
 em grupo e vivem a vida em um ritmo muito mais lento do que em outras partes do mundo

Uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico Lancet mostrou que, apesar de todos os avanços da ciência, da medicina e da tecnologia, a qualidade de vida do ser humano continua baixa. O novo estudo, que teve duração de 23 anos e foi feito em 188 países, mostrou que enquanto a expectativa de vida aumentou seis anos desde 1990, a saúde e a qualidade de vida estão em declínio.

Isso porque, de acordo com o estudo, a maioria das pessoas que vive nos países com as maiores expectativas de vida está passando esses anos adicionais de vida doente ou hospitalizada. De acordo com os autores, as principais causas que contribuem com o maior grau de perda de saúde são doenças cardiovasculares, infecções respiratórias e problemas psiquiátricos, como depressão. Segundo eles, todas poderiam ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida mais saudável.




**********



Cientistas descobrem ‘calendário químico’ do corpo para marcar o tempo


James Gallagher
Editor de Saúde da BBC News

Image copyright Thinkstock Image caption 
Estudo descobriu que temos células que atuam
 tanto no "modo verão" como no "modo inverno"

A forma usada pelo corpo para rastrear a passagem das estações do ano, uma espécie de "calendário químico", foi descoberta por cientistas.

A equipe relatou, em artigo na revista científica Current Biology, ter encontrado um grupo de milhares de células que podem existir tanto em "estado verão" como em "estado inverno".

Em dias mais longos, as células mudariam para o “modo verão” e fariam o oposto quando passa a anoitecer mais cedo.

Segundo os pesquisadores, esse relógio anual determinaria quando animais procriam e hibernam e, em humanos, poderia alterar o relógio biológico.




**********


Cientistas afirmam que carregamos DNA de outras pessoas


Canal History Brasil


Um estudo publicado recentemente pela revista Perspectives in Psychological Science investiga a presença de DNA de outros seres humanos em nossos corpos. Seus autores, Peter Kramer e Paola Bressan, cientistas da Universidade de Pádua, explicam: “Não somos indivíduos unitários, mas superorganismos”. 

O artigo se aprofunda nesse fenômeno particular chamado microquimerismo (nome tirado do ser mitológico cujo corpo é formado por partes de um leão, de uma cabra e de uma cobra), que consiste na presença de organismos geneticamente diferentes em um único corpo. 



**********



Sem controle, alimentos circulam no país com agrotóxico irregular 


Lucas Ferraz e Eduardo Geraque
Folha de São Paulo

Diego Padgurschi/Folhapress
Feira que funciona semanalmente dentro da Ceagesp,
 na zona oeste da capital paulista; feirantes dizem

É quase certo que a fruta, o legume e a verdura que chegam atualmente à sua mesa não tenham passado por nenhum controle rígido dos níveis de agrotóxicos.

Documentos obtidos pela Folha mostram que a fiscalização, quando é feita, atinge somente uma fração pequena dos produtos e reprova até um terço deles.

Por exemplo: análise por amostragem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em alimentos típicos da cesta básica que circularam no Estado de São Paulo em 2014 mostrou que 31% tinham agrotóxicos proibidos ou em quantidade acima da permitida para os produtos.




**********



Dependência de ‘memória digital’ está prejudicando memória humana, diz estudo


Sean Coughlan
BBC Brasil

Image copyright Thinkstock Image caption
Segundo pesquisa, pessoas vêm recorrendo à internet para 
guardar novas informações em vez de usar seus próprios cérebros

O uso indiscriminado de tecnologias digitais está enfraquecendo a memória dos seres humanos, revelou uma nova pesquisa.

O estudo, conduzido por uma empresa de cibersegurança sediada no Reino Unido, constatou que as pessoas vêm recorrendo a computadores e dispositivos móveis para guardar novas informações em vez de usar seus próprios cérebros.

Segundo a pesquisa, muitos adultos que ainda se lembravam de números de telefone durante a infância não conseguiam memorizar os números de telefone do trabalho ou de parentes próximos.

Maria Wimber, da Universidade de Birmingham, na região central da Inglaterra, disse que o hábito de usar as máquinas para buscar informação "impede a construção de memórias de longo prazo".





**********



Saiba quais são as superbactérias que podem acabar com a nossa espécie


Canal History Brasil

Alexander Raths / Shutterstock.com

Pesquisas recentes revelaram a existências de um novo perigo para a humanidade tão importante quanto as guerras, a fome e as mudanças climáticas. São as “superbactérias”, causadoras de doenças que a medicina atual não está em condições de tratar. E a defesa contra essa ameaça é, paradoxalmente, igual à sua origem. 

De acordo com Antony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, o uso indiscriminado de antibióticos está fazendo com que as bactérias fiquem cada vez mais resistentes a esses medicamentos.




**********



A Diabetes tipo 2 ameaça as crianças


Cilene Pereira 
Revista ISTOÉ

Antes mais comum em adultos, a doença avança entre os jovens devido ao crescimento dos casos de obesidade infantil

A garota hispânica tinha três anos e meio quando chegou ao centro médico da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Estava acima do peso e apresentava muita sede e vontade freqüente de urinar. Após investigação clínica e laboratorial, o diagnóstico foi fechado: ela tinha diabetes tipo 2. A menina é a mais jovem portadora da enfermidade de que se tem notícia no mundo. Seu caso foi um dos destaques do encontro promovido recentemente pela Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, realizado na Suécia. “Os pais ficaram surpresos”, disse à ISTOÉ o médico Michael Yafi, coordenador da equipe que atendeu a criança.


A história da garotinha escancarou um problema grave que se desenha nos últimos anos. No mundo, são cada vez mais freqüentes os casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes. Por se tratar de um fenômeno relativamente recente e não ser uma doença de notificação obrigatória, não há números precisos, mas o aumento da incidência é consenso. Nos EUA, relatório do Centro de Controle de Doenças, de 2014, informou que em um ano foram registrados mais de cinco mil casos em pessoas com menos de 20 anos. No Brasil, a escassez de dados é maior, porém algumas circunstâncias confirmam o cenário. No Instituto da Criança com Diabetes, em Porto Alegre, centro de referência nacional no tratamento da doença nos pequenos, os pesquisadores se surpreenderam com a quantidade de casos que receberam. 




**********


Encontrar amigos pessoalmente reduz risco de depressão


Da redação
Veja online

O mesmo não ocorre se o encontro for virtual, diz estudo americano

(ThinkStock/VEJA)
 Indivíduos que raramente encontram amigos e parentes pessoalmente correm
 um risco de 11,5% de terem depressão, já para aqueles se encontram com
 pessoas queridas pelo menos três vezes por semana esse risco cai para 6,5%

Pessoas que encontram amigos e familiares pessoalmente pelo menos três vezes por semana correm um risco menor de desenvolver depressão, em comparação com aqueles que mantêm apenas contato virtual. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico American Geriatrics Society.

Os pesquisadores, da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, acompanharam 11.000 adultos, com mais de 50 anos, ao longo de dois anos. Os resultados mostraram que indivíduos que encontravam amigos e parentes apenas uma vez por semana tinham 11,5% de chance de ter sintomas de depressão após dois anos. Em compensação, aqueles que encontravam os entes queridos pelo menos três vezes por semana corriam um risco de 6,5%.




**********


6 formas de transformar a ansiedade em uma "arma secreta"


Exame.com
Emma Gray, Brasil Post

Tirando vantagem da ansiedade
Costumo descrever a ansiedade como minha “inimiga” mais fiel.

Qualquer um dos 40 milhões de americanos que enfrentam transtornos de ansiedade sabe que viver com ansiedade quer dizer passar a vida lutando para lidar com ela. A ansiedade é uma aflição palpável, que consome a pessoa por inteiro e às vezes é insuportável.

Ela pode causar tensões em relacionamentos, fazer com que sofrimento mental se manifeste fisicamente, impactar o modo como você toma decisões e, de maneira geral, complicar muito a sua vida.




**********


Que motivos fazem as mulheres viverem mais que os homens?


David Robson 
BBC Future

Image copyright GettyImage caption 
A diferença na longevidade de mulheres e
 homens se manteve estável ao longo dos séculos

Assim que eu nasci, já estava predestinado a morrer mais cedo do que metade dos bebês na maternidade – uma espécie de maldição que eu praticamente não posso evitar. O motivo? O simples fato de ser homem. Só por isso, minha expectativa de vida é três anos menor do que a de uma mulher nascida no mesmo dia.

Mas por que isso acontece? E será que é possível quebrar essa maldição?

Apesar de essa informação não ser novidade e estar há décadas desafiando médicos e cientistas, só recentemente eles têm conseguido obter algumas respostas.

Uma das primeiras teorias era a de que os homens viviam uma vida fisicamente mais extenuante e o corpo acabava cobrando o preço disso mais tarde. Mas se isso fosse verdade, hoje em dia a diferença na longevidade deveria ter caído, já que a maioria dos homens e das mulheres realiza os mesmos tipos de trabalho, muitas vezes sedentário.



**********



Relação sexual frequente impacta na fertilidade feminina


Da redação
Veja online

Segundo estudo, fazer sexo com frequência -- mesmo fora do período fértil -- provoca alterações no sistema imune que preparam o corpo da mulher para a gravidez

(Thinkstock/VEJA)
 A atividade sexual frequente ajuda a desencadear as principais respostas
 imunes de uma mulher, assim, quando ela tiver relações sexuais em seu
 período fértil, seu sistema imunológico já estará engajado em respostas pró-gravidez

Quanto mais relações sexuais uma mulher tiver, mais frequentemente seu sistema imunológico receberá a mensagem de que é hora de ter um bebê -- o que aumenta as chances de gravidez. É o que sugerem dois estudos publicados recentemente nos periódico científicos Fertility and Sterility e Physiology and Behavior.

Os estudos, liderados por Tierney Lorenz, uma pesquisadora da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostram que, mesmo quando uma mulher tem relações sexuais fora do período fértil, são desencadeadas mudanças em seu sistema imunológico que poderiam aumentar a probabilidade de ficar grávida.




**********


Cogumelo descoberto no Havaí pode levar a orgasmos femininos instantâneos


 Fernando Moreira
O Globo

Reprodução da internet 
Cogumelo e orgasmo: relação íntima 

Oficialmente, o cogumelo foi descoberto em uma ilha do Havaí (EUA) em 2001, mas até agora não se falou muito a respeito. Dois cientistas ouviram relatos que ligava ocogumelo de cor alaranjada da espécie Dictyophora a orgasmos instantâneos e espontâneos em mulheres e resolveram investigar.




**********


Bactéria vaginal pode se tornar a camisinha do futuro


Marina Demartini
EXAME.com 

Keith Brofsky/Thinkstock 
Camisinha: com a bactéria, talvez o fim do 
preservativo como conhecemos esteja próximo

São Paulo – Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram uma bactéria que pode impedir que o vírus do HIV infecte o corpo humano. A bactéria pode ser encontrada no iogurte e na vagina e poderia ser transformada em um preservativo.

O microbioma vaginal varia de mulher para mulher e, também, muda com o passar do tempo. 




***********



Alterações no DNA podem determinar homossexualidade


 O Globo

Pesquisa analisou gêmeos idênticos e mapeou mudanças ocorridas após o nascimento

Free Images  
Pesquisa controversa é baseada na epigenética 

LONDRES - Uma pesquisa polêmica mostrou que a homossexualidade pode ser desencadeada por mudanças genéticas causadas por fatores externos durante a infância. Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de descobrir que alterações ocorridas após o nascimento podem determinar se um homem é heterossexual ou gay. A constatação vem sendo considerada altamente controversa, porque sugere que alguns homens não nascem homossexuais, mas se tornam assim em função do ambiente.

Para produzir o estudo, cientistas da Universidade da Califórnia avaliaram 37 gêmeos idênticos, que nasceram com o mesmo modelo genético, numa tentativa de rastrear quais seriam os genes associados à homossexualidade. 



Saiba mais...


**********

Grã-Bretanha é o melhor lugar para 'morrer bem'


Da redação
Veja online

De acordo com o Índice de Qualidade de Morte, o Brasil ficou na 38ª posição. Ranking avaliou os cuidados paliativos para doentes em estado terminal em 80 países

(Stockbyte/ Thinksotck/VEJA)
 Novo índice analisou a qualidade e a disponibilidade de cuidados paliativos
 para pacientes em estado terminal. Considerou-se a disponibilidade, 
o custo e a qualidade dos tratamentos ao redor do mundo

O Iraque foi considerado o pior local para morrer, enquanto a Grã-Bretanha, o melhor. Já o Brasil ficou na 38ª posição -- entre 80 países -- do Índice de Qualidade de Morte 2015, divulgado recentemente pela consultoria Economist Intelligence Unit.

O índice analisou a qualidade e a disponibilidade de cuidados paliativos para pacientes em estado terminal. Entre os fatores considerados estavam a disponibilidade, o custo e a qualidade destes tratamentos ao redor do mundo, como alívio da dor, apoio espiritual e psicológico, ajuda aos pacientes para permanecerem ativos, apoio emocional para as famílias e cuidados destinados a "não apressar e nem adiar a morte".




**********



Matérias de edições anteriores

Os post abaixo sobre SAÚDE são relativos às edições anteriores do blog.




**********

Cãibras: é possível evitá-las?

Renato Dutra
Veja online


(Foto: Thinkstock)

Um fenômeno que atinge entre 30 e 50% dos esportistas e praticantes ocasionais de atividades físicas, a cãibra é uma contração muscular involuntária e que causa dor. Em boa parte dos casos, ela ocorre em decorrência do exercício e impede o indivíduo de continuar na atividade. Quem já não assistiu a um jogador de futebol cair no chão durante uma partida, por exemplo? Sim, a cãibra ocorre até mesmo em atletas profissionais, cuja condição física é bem acima da média.



**********


Combinação de remédios é eficaz contra o câncer de tireoide

Veja online

Ministrados juntos, paclitaxel e pazopanibe mostraram eficácia no tratamento de um tipo raro e muito letal do câncer de tireoide

(Thinkstock)



A glândula tireóide produz hormônios que atuam em todo o
 nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo

A combinação dos remédios paclitaxel e pazopanibe, já usados em terapias contra o câncer, poderá ser usada no tratamento do câncer de tireoide anaplásico (de mau prognóstico). De acordo com um estudo publicado no periódico Science Translational Medicine, a combinação das drogas poderá ajudar na luta contra esse tipo raro, e historicamente negligenciado, de câncer.




**********

Quilos a mais podem aumentar tempo de vida, diz estudo

Exame.com
Com informações AFP

Para aqueles que sofrem de obesidade moderada, o risco de mortalidade é 5% menor em comparação com pessoas de peso normal

Pessoa com excesso de peso: 
segundo cientista, pequenos excessos de tecido adiposo
 poderiam fornecer reservas de energia para certas doenças

Washington - Pessoas com excesso de peso e obesos moderados vivem um pouco mais do que aquelas com peso normal, enquanto a obesidade mais elevada aumenta significativamente o risco de morte, de acordo com uma análise de quase uma centena de estudos em todo o mundo publicada no Journal of the Medical American Association (JAMA).

Este estudo sugere várias hipóteses para explicar este paradoxo, como os efeitos benéficos de maiores reservas de energia no corpo ou o fato de que as pessoas obesas procuram mais tratamento médico.
A análise publicada pelo JAMA é uma síntese de 97 estudos abrangendo 3 milhões de pessoas em todo o mundo.

Leia mais...


**********

Equação pode prever risco de obesidade em recém-nascido

Veja online
Com agência France-Presse


Cálculo matemático leva em consideração dados dos pais e do bebê, mas sem a necessidade da realização de exames como o de sangue


 (Thinkstock)
Obesidade infantil: Cálculo feito logo após o nascimento de um bebê 


pode prever o risco de ele ter sobrepeso na infância e na adolescência

Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu um método capaz de avaliar o risco de um bebê recém-nascido desenvolver obesidade ao longo da infância. A abordagem é feita a partir de um cálculo matemático com base nos dados dos pais e do bebê, sem a necessidade da realização de exames, como o de sangue, por exemplo. O trabalho que descreve essa equação foi publicado nesta quarta-feira no periódico PLoS One.

O cálculo desenvolvido pela equipe, que foi coordenada por Philippe Froguel, pesquisador do Imperial College de Londres, na Grã-Bretanha, utiliza o índice de massa corporal (IMC) dos pais antes da gravidez, o peso da mãe durante a gestação e o peso do bebê ao nascer. A fórmula também leva em consideração variáveis como a profissão da mãe, tabagismo durante a gravidez e o número de filhos que os pais já têm.



**********

Estudo liga "barriga de cerveja" a enfraquecimento ósseo

Exame.com
Com Agência Reuters

Noção de que homens têm menor risco de perda óssea é falsa, afirmou especialista

Getty Images
Barriga de cerveja está associada
também a doenças cardíacas e diabete

Chicago - Homens com excesso de gordura abdominal, a popular "barriga de cerveja", enfrentam um risco elevado de doença cardíaca e diabete tipo 2, e agora os pesquisadores estão acrescentando a osteoporose à lista de possíveis males.

Mais de 37 milhões de homens norte-americanos maiores de 20 anos são obesos, segundo o Centro Nacional de Estatísticas da Saúde. Embora a obesidade esteja associada a vários outros problemas de saúde - hipertensão, colesterol elevado, asma, apneia do sono e doenças das articulações -, havia a noção geralmente aceita de que homens acima do peso enfrentavam risco menor de perda óssea.



**********

Misturar remédios e grapefruit pode causar danos à saúde

Exame.com
Com informações da  AFP

O número de medicamentos que, misturados à grapefruit, podem causar graves problemas de saúde, entre eles a morte súbita, disparou

AFP/File / Jay Directo
 Grapefruit: Mais de 85 remédios interagem com a fruta

Ottawa - O número de medicamentos que, misturados à grapefruit, podem causar graves problemas de saúde, entre eles a morte súbita, disparou, alerta um pesquisador canadense.

Em artigo publicado no Canadian Medical Association, David Bailey, um cientista do instituto Lawson Health Research Institute de Londres, Ontário (sudeste), disse que mais de 85 medicamentos, muitos deles muito prescritos para transtornos médicos comuns, interagem com essa fruta, também conhecida como toranja.


**********

Caminhe para uma boa digestão

Exame.com
Com informação Runners World

Andar a pé é uma maneira simples de ajudar a digestão e chega a reduzir o desconforto de sentir a barriga inchada, de gases ou da azia

VEJA

"Caminhar é uma maneira bastante natural de praticar uma atividade física de baixo impacto, valiosa para a saúde geral e o bem-estar", diz o médico Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia

São Paulo - Em dezembro, comemorações de final de ano são frequentes. Muitas festas, almoços e jantares de confraternização são convites para cometer excessos na alimentação. As extravagâncias, tanto no cardápio quanto à mesa, não são apenas vilãs da boa forma. O corpo sofre com comidas muito engorduradas, condimentadas ou até com aquelas que não estamos acostumados a ingerir.

As delícias da culinária apresentam mais apelo ao apetite, que exige uma quantidade muito maior de comida do que a necessária para alimentar o corpo. Com certeza é gostoso, mas... a sensação de mal estar não costuma tardar.



**********

Rússia limita venda de cerveja para combater alcoolismo

Veja online
Com agência Reuters


A venda da bebida ficará proibida no país entre 11 horas da noite e 8 horas da manhã a partir desta terça-feira


(Thinkstock)



Rússia: em 2012, os impostos sobre a cerveja cresceram 20% 

A Rússia vai restringir a venda de cerveja a partir desta terça-feira, em uma tentativa para combater o alcoolismo no país, noticiou a agência de notícias Interfax. O presidente russo, Vladimir Putin, já admitiu que o alcoolismo é um sério problema no país. A Rússia tem uma das maiores taxas de consumo de álcool, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).



**********


Brasileiros bebem em média 6,9 litros de álcool por ano

Veja online
Com agência EFE


Pesquisa indica que consumo anual de álcool no Brasil é inferior ao registrado na Europa, 13 litros, e nos Estados Unidos, 9,8 litros

(Jupiterimages/Thinkstock)
O consumo de álcool máximo, indicado pela Organização Mundial de Saúde,
é de 40 gramas de álcool puro para as mulheres e 60 gramas para os homens

O consumo de bebidas alcoólicas no Brasil é de 6,9 litros por ano por pessoa. Na América Latina, a ingestão é de 5,5 litros puros. O número é considerado baixo, se comparado com o registrado na Europa (13 litros) e nos Estados Unidos (9,8 litros). Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), do Brasil, divulgada nesta quinta-feira.


**********

Cirurgia de ponte de safena fica menos agressiva


Exame.com

Mariana Lenharo, do Estadão Conteúdo


Com o novo método, a veia passa a ser retirada por via endoscópica, reduzindo o corte no membro inferior para uma única incisão de no máximo dois centímetros

David Silverman/Getty Images
Médicos realizam cirurgia cardíaca: o objetivo é submeter 100 pacientes à nova tecnologia, 
que serão comparados a outros 100 pacientes tratados com a cirurgia tradicional

São Paulo - Uma nova técnica de retirada da veia safena da perna deve tornar a cirurgia de ponte de safena menos traumática. No procedimento atual, parte da veia é usada para restaurar o fluxo de sangue do coração, comprometido pelo entupimento das artérias.

A técnica é invasiva e envolve a abertura do tórax. Além disso, a coleta da veia é feita por um longo corte longitudinal na perna ou por diversas incisões menores que vão desde a virilha até o tornozelo.



**********

Pesquisa busca nova proteção para os probióticos


Exame.com

Flora Serra, da Agência Fapesp


Cápsulas recobertas com proteína do soro do leite podem proteger lactobacilos da acidez do sistema digestivo, melhorando o aproveitamento por quem os ingere

Loic Venance/AFP
Na primeira parte do projeto, o grupo avaliou o processo de produção das microcápsulas
 com pectina recoberta com proteínas de soro, que ocorre por interação eletrostática 

São Paulo - Lactobacilos são organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício ao sistema digestivo e imunológico. O problema é que esses organismos probióticos também são muito sensíveis à própria acidez do estômago.

Cientistas da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) têm investigado maneiras de proteger lactobacilos durante a digestão, permitindo que a utilização de suas propriedades benéficas possa ser facilitada.



**********


CFM quer impor idade máxima para mulher se submeter à reprodução assistida

Veja online
Com Estadão Conteúdo



Órgão prevê que o limite não passe dos 55 anos. Médicos também vão revisar questões como doações de óvulos e reprodução entre casais homossexuais

Fertilização in vitro:
 novas regras estão sendo estudadas pelo CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai atualizar a resolução que trata dos procedimentos de reprodução assistida no país. Uma das principais propostas é a de limitar entre 50 e 55 anos a idade máxima para uma mulher ser submetida às técnicas de reprodução assistida — tanto para ser mãe quanto para ceder temporariamente o útero. O órgão também vem discutindo outras questões, como as envolvendo a doação de óvulos e a reprodução assistida para casais homossexuais.

No último ano, ao menos três mulheres com mais de 60 anos se tornaram mães depois de serem submetidas à reprodução assistida, o que levanta questões éticas em torno do tema. "Uma mulher de 60 anos pode gerar uma criança, mas como ela vai acompanhar o desenvolvimento desse filho? Nessa idade, a mulher tem alterações hormonais e ainda pode ter problemas na gestação. É muito complicado", diz Silvana Morandini, coordenadora da Câmara Técnica de Reprodução Assistida do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), que participou das discussões com o CFM.



***********


ANS vai testar indicadores de qualidade dos hospitais privados

Fernanda Bassette
O Estado de S.Paulo


Saúde. O objetivo da medida, que entra em vigor neste mês, é dar ao usuário de plano de saúde um novo instrumento, com critérios objetivos, para conhecer o desempenho do produto; fase inicial testará 42 unidades voluntárias em todas as regiões do País

A partir deste mês, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai testar indicadores de qualidade dos hospitais privados do País. Nos primeiros seis meses, a participação é voluntária. A partir do segundo semestre, a medida será obrigatória para todos os hospitais que pertencem à rede dos planos e continuará opcional para os demais.


**********


Médicos discutem medidas para aumentar a segurança de cirurgia plástica

Vivian Carrer Elias
Veja online


Em encontro, representantes de entidade médica defenderam que somente profissionais com especialização adequada possam realizar o procedimento


(Digital Vision/ Thinkstock)
Cirurgia plástica: sociedade médica
 defende medidas para garantir segurança do paciente

Em um fórum médico realizado nesta sexta-feira em Brasília, representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) defenderam medidas que, de acordo com a entidade, promoveriam maior segurança a pacientes submetidos a operações estéticas e reduziriam o número de casos de cirurgias mal sucedidas. Para a sociedade, somente profissionais com especialização em cirurgia plástica e reconhecidos pela SBCP deveriam ser autorizados a realizar esse tipo de procedimento — atualmente, nenhuma lei proíbe que um médico de outra especialidade o faça.

Ser um cirurgião plástico reconhecido pela SBCP significa ter cursado os seis anos da graduação em medicina e outros cinco de pós-graduação, sendo dois deles de especialização em cirurgia geral e os outros três em plástica. A sociedade ainda exige que, na especialização, o futuro cirurgião receba um treinamento de 40 a 60 horas semanais e seja aprovado em uma prova escrita e outra oral aplicada pela própria SBCP.




**********

Baclofeno é eficaz para tratar alcoolismo, mostra estudo

Exame.com
Com Agência AFP

A molécula, inicialmente prescrita na neurologia, mostrou eficácia no tratamento a longo prazo

Philippe Huguen/AFP
Bebida: aproximadamente 50% dos pacientes do estudo se tornou
 totalmente abstinente ou passou a ter um consumo normal com o baclofeno

Paris - Um estudo dirigido por um médico francês de 2008 a 2010, publicado esta semana na revista "Frontiers in Psychiatry", mostra a eficácia do baclofeno no tratamento a longo prazo do alcoolismo.

Até o momento, a eficácia desta molécula, inicialmente prescrita na neurologia, mas cada vez mais utilizada no tratamento do alcoolismo, tinha sido testada apenas em curto e médio prazo, até um ano após o início do tratamento.




Nenhum comentário: